30 de setembro de 2010

Vendo 147 grava seu primeiro disco, faz turnê e participa de Festival Bigbands



Com um ano e meio de existência, a banda Vendo 147 já reúne em sua trajetória diversas conquistas que mostram a sua qualidade e o seu apuro musical. A partir da autogestão, com o suporte do Coletivo Quina Cultural, participante do Circuito Fora do Eixo, o grupo fez shows em várias cidades brasileiras e participou de festivais importantes, como o Do Sol (RN), Aumenta que é Rock (PB), Abril Pro Rock (PE), Maionese (AL), Virada Cultural (SP), Bananada (GO), Festival de Inverno de Garanhuns (PE) e Festival Transborda (BH). Agora a banda parte para a produção do seu primeiro disco – o Godofredo – e mais uma vez propõe surpreender.

Fruto da competência do renomado produtor baiano André T, o disco, que será conceitual - diferente da maioria dos discos feitos por bandas independentes e instrumentais –, está sendo construído de forma minuciosa, principalmente em relação às passagens, sonoridade e timbragens, respeitando a estrutura do que a banda faz ao vivo - baixo, guitarras e clone drum (dois bateristas, sincronizados, dividindo o mesmo bumbo).

Mas, mesmo em meio às suas gravações, a Vendo 147 não para de fazer show. No mês de outubro, o grupo embarca em uma miniturnê com a banda Silver Shine (Hungria), fazendo shows também com as bandas Sick Sick Sinners (PR) e Mullet Monster Mafia (SP). Além disso, toca no Festival Bigbands, em Salvador, com participação dos seus músicos na equipe de produção do Festival, que a partir deste ano passa a ser realizada pelo Coletivo Quina Cultural, do qual a banda faz parte.


Serviço:
O quê: Miniturnê da banda Vendo 147 com o grupo Silver Shine (Hungria)
Destinos:
Piracicaba (SP) no dia 15 de outubro (com a banda Mullet Monster Mafia)
Festival Demo Sul (Londrina) no dia 16 de outubro (com a banda Sick Sick Sinners)
Marília (SP) no dia 17 de outubro (com as bandas Sick Sick Sinners e Mullet Monster Mafia)
------------------------
Serviço:
O quê: Festival Bigbands
Quando: 23 de outubro
Onde: Pelourinho
Quanto: entrada franca


Vendo 147
www.myspace.com/vendo147
www.fotolog.com/vendo147
(71) 8804-7440

"Bigbands" e "Hoje é dia de Esquina" no site do Pelourinho Cultural



"Até o fim de 2010, novos projetos especiais  irão compor grade artística diferenciada para o Pelourinho Cultural, programa do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Cultural – IPAC, ligado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A partir do estabelecimento de parcerias com produtores culturais de referência no estado, os três largos do Pelourinho terão sua programação reforçada, ampliando o leque de eventos culturais de Salvador. Projetos como Percpan, Segunda é do Músico, Festival BigBands, Hoje é dia de esquina no Pelô, e Circuito Crianças no Pelô já estão previstos para integrar a agenda do Programa, entre outros projetos em fase de negociação."

28 de setembro de 2010

Ladrões de Vinil e Incrédula confirmam presença no Bigbands 2010

Estão definidas mais duas bandas que marcarão presença no Bigbands 2010. São elas: Ladrões de Vinil e Incrédula.


A Ladrões de Vinil surgiu em 2006 com o propósito de fazer um rock vanguardiano (rock antigo, rockabilly, rock 80 e instrumental). É formada por Loro (guitarra e vocal), Dieguinho (baixo e backing vocal) e Goma (bateria e backing vocal), todos oriundos de outras bandas do cenário rock de Vitória da Conquista (Herdeiros, Reason, Paralips, Grito Punk e Os Mesmos).

Trazendo shows performáticos, com aberturas instrumentais, mesclando o rock in roll com a Jovem Guarda, a banda interage muito bem com o público, o que demonstra que os Ladrões de Vinil já são reconhecidos pelo público rocker, tanto pela sua originalidade e simplicidade, quanto pela sua simpatia e talento.

Nossa segunda atração, a banda INCRÉDULA, é dona de um som de personalidade, e fala em suas músicas de sentimentos ocultos, difíceis de serem ditos e lidados por muitos. Assim une o peso dos instrumentos à "suavidade agressiva" do vocal feminino.

Atuando há 3 anos no cenário alternativo de Salvador, a INCRÉDULA busca resgatar a raiz do gothic rock oitentista para uma versão atual, nas músicas autorais e também nas de bandas como The Cure, Siouxsie and the Banshees e Bauhaus. A banda também possui influências das diferentes vertentes dentro do segmento rock e metal, de bandas como Evanescence, Korn, Iron Maiden, Raul Seixas, etc.
Trazendo na bagagem o EP "Lágrimas de Sangue" e a participação em festivais como, A Máquina do Som (realizado pelo jornal A Tarde), de onde saiu como primeira colocada entre as 5 bandas finalistas; e a 15º edição do Palco do Rock, evento realizado durante o período do carnaval baiano, a INCRÉDULA volta de uma temporada sem shows com nova formação, e promete fazer uma grande participação no Bigbands.


A INCRÉDULA é: Lilith (vocal), Cauê Borges (guitarra), Danilo Gunner (guitarra solo), Filipe Galiza(contra-baixo) e Cloud (baterista).


Confira o som das bandas:
- Ladrões de Vinil: http://www.myspace.com/ladroesdevinil
- INCRÉDULA: http://www.myspace.com/incredulabanda

DOMINGO DE CABEÇA PRA BAIXO

Acontece neste domingo, 03/10, mais uma edição do DOMINGO DE CABEÇA PRA BAIXO, evento gratuito que já é realizado há 6 anos. Desta vez, em uma edição especial, teremos o lançamento do vídeo-clipe 'Vegetariana', dirigido por Caio Araújo. A faixa compõe o disco 'Agora é agora, depois é depois', já na reta final e com lançamento previsto pra o mês de novembro.


O evento, que conta com grupos musicais da cidade, convidados pelos anfitriões IRMÃO CARLOS E O CATADO, terá a participação da banda Biosônica, além de intervenções artísticas, muitas vezes inesperadas, de poetas, artistas plásticos e performances circenses, atraindo um público bastante eclético, desde os "coroas" e crianças do bairro, ao público alternativo e pesquisadores da música independente baiana. No palco, uma decoração confeccionada com material reciclável, dá o clima da festa. No fundo, uma TV de cabeça pra baixo, ligada nos programas do velho domingão, é o que dá nome ao projeto.

Serviço:
O que - Domingo de Cabeça Pra Baixo, com as bandas Irmão Carlos e O Catado e Biosônica
Quando - 03/10, às 18h
Onde - Espaço Cultural Dona Neuza (Marback Setor 2, Imbuí / Boca do Rio)
Quanto - gratuito

Informações - 9991-6121/3230-9854

27 de setembro de 2010

SHOW: IndiePunkAndRock



Serviço

O que: Show com Opus Incertum, Declinium, Pastel de Miolos e The Honkers
Onde: Mega Star (Camaçari/BA)
Quando: 01/10/10 às 21h
Quanto: 10 reais

25 de setembro de 2010

Divulgadas mais duas atrações do Festival Bigbands 2010

Nessa semana tivemos a confirmação de mais duas bandas que se apresentarão em outubro na 3ª edição do Festival Bigbands. São elas: Jonas (BA) e Tereza (RJ).



Formado em meados de 2008, o conjunto JONAS traz um rock com influências de bandas como Fu Manchu, Hot Water Music, Dinosaur Jr., e vem sendo apontado como uma das grandes promessas do cenário baiano.

Composto por Jonas Rolemberg (voz/guitarra), Jonas Keys (guitarra), Jonas Buia (baixo/voz) e Jonas Bingo (bateria), o JONAS se prepara para lançar o seu segundo EP, enquanto o primeiro - "Pacheco", homenagem ao mesmo amigo cujo nome foi dado à banda - repercute nas playlists dos admiradores de um bom rock.




Também formada em 2008, a outra atração confirmada, a banda TEREZA, reúne cinco amigos de infância que trazem de Niterói (RJ) um som calcado em influências vindas do rock clássico, britpop, punk rock e indie rock.

Com letras irreverentes, som contagiante e forte presença no palco, Vinícius Louzada (voz), Mateus Sanches (guitarra), João Volpi (baixo), Sávio Azambuja (guitarra) e Rodrigo Martins (bateria), possuem na bagagem shows em grandes festivais, como o Festival Universitário MTV, do qual foram campeões, o que lhes rendeu gravações em programas da emissora e uma apresentação ao vivo no “Acesso MTV”. Em seu currículo, a TEREZA também conta com uma honrosa apresentação ao lado da banda nova-iorquina The Walkmen.  

Em março deste ano lançou seu EP “el TOPO”, que contou com a produção e mixagem de Jorge Valladão. O trabalho, que traz oito faixas, vem rendendo críticas positivas e impulsionando a banda a percorrer o país em sua divulgação. Agora é a vez de Salvador!


Conheça o som das bandas:


JONAS: http://www.myspace.com/conjuntojonas


TEREZA: http://www.myspace.com/bandatereza

22 de setembro de 2010

Cobertura do show da Vendo147 no Festival Transborda


Quer conferir o show da Vendo 147 no Festival Transborda? Basta acessar o link abaixo, a banda inicia sua 
apresentação por volta de 2:20 min de transmissão:



Confira também a irreverente cobertura da 
TV Queijo Elétrico,
 com direito a participação da Vendo 147:

21 de setembro de 2010

TVE exibe show da Vendo 147 no Conexão Vivo


O projeto Conexão Vivo, que acontece na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, está sendo registrado para um especial da TV Educadora. No dia 02 de outubro, será exibido o show da banda Vendo 147, realizado, com grande aceitação do público e da crítica, no segundo dia do projeto, 26 de julho. 
É uma ótima pedida para quem ainda não pôde conferir o evento e para quem deseja relembrar um dos shows mais surpreendentes do projeto!



Serviço:

O quê: Vendo 147 no Especial Conexão Vivo
Onde: TV Educadora (canal 2)
Quando: 02/10, às 19h30

20 de setembro de 2010

Quina Cultural presente na Semana de Integração (Rede Motiva) em Feira de Santana


Na última quinta-feira, 16 de setembro, na Semana de IntegraçãoRede Motiva em Feira de Santana, representantes da cadeia produtiva da música de Salvador e Feira discutiram sobre trabalho em redes, institucionalização de grupos informais, sustentabilidade, mercado, linhas de crédito voltadas ao setor cultural, leis de incentivo e novas perspectivas de trabalho. 
Estavam presentes produtores e músicos locais, como: Analu Franca (CUFA - Itapoan), Cássia Cardoso (Quina Cultural), Eric Taller (Ginga P), Fernando Teixeira (IMA), Laura Dantas (MIC) e Lorena Coelho (SECULT).

Cássia Cardoso explanou sobre sua experiência com coletividade, pois sempre trabalhou com grandes parceiros em outros Festivais, mas não se assumia oficialmente como coletivo, até que em 2009, no Festival Bigbands, nasce o Coletivo Quina Cultural, que então recebe o convite de Pablo Capilé (vice presidente da ABRAFIN e um dos principais articuladores da cena alternativa nacional) para se integrar ao Fora do Eixo (FDE) - uma rede nacional de coletivos  com 50 pontos já formalizados espalhados pelo país. 

O FDE trabalha com a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos em suas rotas de forma organizada em estâncias nacionais, regionais, estaduais e pontos municipais, realizando reuniões quinzenais pelo menos com um representante de cada coletivo, atualizando-se sobre as atividades paralelas dos coletivos e o planejamento de ações nacionais e regionais.

Na Bahia, o Quina Cultural é o Ponto referência estadual. Em Vitória da Conquista o Suiça Bahiana foi o segundo Ponto FDE da rede e, em breve, o Feira Coletivo será mais um a integrar esse time.

16 de setembro de 2010

Vendo 147 no Festival Transborda

A Vendo 147, que continua o processo de gravação do seu álbum de estréia com o renomado produtor baiano André T (produtor de álbuns da Cascadura, Retrofoguetes e Pitty), faz uma pausa nas gravações para participar do Festival de Artes Transversais - o Transborda

O evento, que acontece em Belo Horizonte – MG, de 13 a 19 de setembro, reúne mostras de artistas dos mais diversos setores, como cinema, música, moda e artes plásticas, promovendo a cena independente e os ideais de autogestão e alta performance. 

A banda se apresenta no dia 18, e promete, com o seu rock instrumental de primeira, surpreender os mineiros em um show aberto ao público. Imperdível! 


Serviço:

O quê: Banda Vendo 147 no Festival Transborda
Onde: Praça da Estação – Belo Horizonte (MG)
Quando: 18/09 às 18h20
Quanto: Aberto ao público

15 de setembro de 2010

Sai o nome da 1ª banda selecionada para o 3º Festival BigBands

Essa semana divulgamos, através do nosso Twitter (@quinacultural), o resultado da primeira banda selecionada para se apresentar na 3ª edição do Festival BigBands: a brasiliense Brown-HÁ.






Segundo o MySpace da banda, a Brown-HÁ faz um Rock’n roll energético e empolgante através de um trabalho autoral com letras bem sacadas, combinadas com arranjos característicos e eficientes, capazes de agradar os mais diversos tipos de ouvidos. E é nessa pegada que ela vem chamando atenção e pedindo passagem. 


Formada por Fernando Jatobá (Guitarra/ Vocal), João Paulo (Vocal), João Henrique (Guitarra), Murilo Fabrino (Baixo) e Fabian Antunes (Bateria), a banda possui um EP de seis faixas e coleciona apresentações em grandes festivais, como o Grito Rock. Após percorrer cidades de diversas regiões do país, como São Paulo e Belém, apresenta-se pela primeira vez em solo baiano. 

Confira o trabalho da banda: http://www.myspace.com/brownha

13 de setembro de 2010

Compacto.REC lança segundo EP da banda Monograma




Há mais de 4 anos a banda mineira Monograma surgiu e virou a personagem principal na vida de quatro amigos com muitas afinidades musicais, que descobriram o prazer de compor e não pararam mais. Esse mês, a Monograma é a protagonista da edição de Setembro do Compacto.Rec, “Da Tempestade à Calmaria”. O seu lançamento físico está previsto para Novembro.

Composto pelas faixas "Tempestade”, “Querido Amigo”, “Nus Amamos”, “Alento” e “Calmaria”, esse disco traz letras que abordam diversas fases de relacionamentos como a saudade, desentendimentos e reconciliação, em meio a melodias inspiradas.

A BANDA

Impulsionados uns pelos outros, Guilherme Lopes (guitarra e voz), Leonardo Eugênio (baixo e voz), Diego Castro (bateria) e Ícaro Eugênio (guitarra e voz) lançaram, em maio de 2009, o primeiro EP da Monograma: o “Conto do faz de conta”, cujas composições correspondiam a diversos capítulos de uma mesma história.

O lançamento virtual desse segundo EP, “Da Tempestade à Calmaria”, traz as novas músicas do repertório dos shows que estão sendo realizados ao longo do Circuito Mineiro de Festivais e conquistando receptividade das mídias locais.

COMPACTO.REC

O Compacto.REC é um projeto que teve início em 2007, com o objetivo de lançar singles virtuais em rede, através dos veículos de comunicação integrados ao Circuito Fora do Eixo. A primeira banda lançada foi Madame Saatan (PA). Na seqüência, vieram artistas de todas as regiões do país, como as elogiadas Bang Bang Babies (GO) e Filomedusa (AC). Em agosto de 2009, o projeto foi retomado com o lançamento de "A Passeio", segundo álbum do Porcas Borboletas (MG). Na sequência, vieram álbuns virtuais de Boddah Diciro (TO), Rinoceronte (RS), Linha Dura (MT), Johnny Suxxx 'n' The Fucking Boys (GO), Nevilton (PR), Uganga (MG), Coletânea Grito Rock América do Sul 2010, Leptospirose (SP) e, recentemente, Jair Naves (SP).

Com a liberação dos fonogramas para downloads, o projeto alinha uma iniciativa de trocas para remunerar o autor do trabalho em um sistema de economia solidária, pautado na oferta de serviços e produtos integrados ao Circuito Fora do Eixo. E como reconhecimento da iniciativa, a ação foi contemplada recentemente no edital Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet.

Baixe o disco: http://compactorec.foradoeixo.org.br

10 de setembro de 2010

Reverendo T & Os Discipulos Descrentes no jornal A Tarde

O próximo lançamento da BigBross Records foi destaque em matéria do jornal A Tarde desta terça! Confira na íntegra:




REVERENDO T. REÚNE ALTO CLERO DA MÚSICA INDEPENDENTE BAIANA PARA ENTOAR SEUS CÂNTICOS SAGRADOS (Por Chico Castro - jornal A Tarde de 07/09/10)


Ele é o santo padroeiro do underground local. Senhoras e senhores, Tony Lopes, o São Rock em pessoa, está de volta ao circuito – e ele traz boas novas.

Dentro de cerca de dois meses, esse veterano da música independente baiana lança, em CD físico, seu novo trabalho: Reverendo T & Os Descrentes. Trata-se de um álbum no qual ele reúne composições criadas ao longo dos últimos 25 anos. Mas o projeto em si, tem, pelo menos, duas particularidades.

A primeira é a sonoridade da produção, calcada em piano, baixo e bateria. A segunda é que é um CD com lado A e lado B. O lado A, ou seja, as dez primeiras faixas, contam com o próprio Tony interpretando suas canções. Já o lado B – as dez faixas seguintes – consiste nas mesmas composições, só que interpretadas por uma abençoada legião de vozes angelicais.

Olha só a escalação: Ronei Jorge, Moisés Santana, Dão, Artur Ribeiro (Theatro de Seraphin), Álvaro Lemos, Nancyta, Dois Em Um, Paquito, Miguel Cordeiro e Cássia Cardoso. Além de todos esses convidados soltando a voz, o CD contou com a participação de músicos do quilate de Paulinho Oliveira (guitarra), Vandex (piano), Ataualba Meirelles (baixo), Marcão (saxofone), Fernando Cardel (teclados) e outros.

Trajetória de ativismo

Por enquanto, já dá para baixar um single na revista virtual Verbo 21, com as faixas A Culpa (dele e de Luisão Pereira) e Os Bêbados. “Mas são as gravações com minha voz. As versões com os convidados, só quando o CD sair, lá para novembro“, avisa. Tony, para quem não sabe, tem uma longa história de ativismo no underground baiano. Nos anos 1980, integrou bandas como Dúvida Externa, Guerra Fria e Moisés Ramsés & Os Hebreus.

Em 1991, lançou, em vinil, seu primeiro disco solo: De Quem é a Culpa?, como Tony & Os Sobreviventes. “Minha intenção era me lançar como compositor. Só que fui mal interpretado. Quem ouviu, só ficou preocupado em achar minha voz ruim – ninguém prestou atenção as composições“, diz.
Depois, abriu duas lojas: a Na Mosca e depois, a São Rock. Hoje, vende CDs independentes via internet e leva adiante seu projeto Reverendo T.
Em paralelo, toca bateria nas bandas Koyotes (de Miguel Cordeiro) e Tilt (do ex-parceiro de Guerra Fria Evandro Lisboa). Amém.

Conheça / baixe o single: http://discipulosdescrentes.blogspot.com 


7 de setembro de 2010

Vem aí mais um lançamento pela BigBross Records!



Já chegaram as bolachas do novo lançamento BigBross Records/ Brechó Discos: PASTEL DE MIOLOS 15 anos de punk/hardcore! Lançamento previsto para outubro.