31 de outubro de 2010

Quina Cultural traz Turnê Fora do Eixo para Salvador

Falsos Conejos | Foto: Leandro Brandy
O coletivo Quina Cultural, como Ponto de articulação da rede Fora do Eixo, traz à capital baiana a banda Falsos Conejos, eleita como um dos dez melhores shows, pela imprensa musical independente de Buenos Aires. A apresentação conta também com a pernambucana A Banda de Joseph Tourton, e a baiana TenTrio, já prestigiadas pelo público baiano.

Os shows ocorrerão no dia 7 de novembro e serão realizados no Espaço Cultural Dona Neuza, localizado no bairro do Imbuí, visando assim subverter o circuito de produções ocorridas na cidade, geralmente tendo como opções sempre os mesmos locais, como o Rio Vermelho, por exemplo. As bandas se apresentarão em Salvador após seguir, durante o mês de outubro, por algumas regiões do Sudeste e por festivais importantes, como o Jambolada, em Uberlândia (MG), DoSol, em Natal (RN) e Festival Mundo, em João Pessoa (PB). Trata-se da maior turnê que a rede Fora do Eixo já produziu, com 34 datas em 43 dias, passando por dez estados, e assim promovendo a circulação da produção independente nacional e internacional. 

Turnê instrumental 

O trio Falsos Conejos compõe rock experimental e psicodélico desde 2006, com influências de post e math-rock. No ano passado, o show dos Conejos foi eleito um dos dez melhores pela imprensa musical independente de Buenos Aires. Na tour, a banda apresenta “YYY”, disco recém-lançado no início de outubro, através do Compacto REC - projeto mensal de distribuição virtual de músicas, produzido colaborativamente pela Fora do Eixo Distro. 

Joseph Tourton | Foto: Flora Pimentel
Ao lado dos argentinos, quem se apresenta são os recifenses A Banda de Joseph Tourton e a baiana TenTrio. Fundindo jazz, rock, guitarras distorcidas, música brasileira e toques eletrônicos. A Banda de Joseph Tourton também divulga um disco recente, de título homônimo, lançado mês passado, através do programa Petrobrás Cultural. O disco conta com a produção de Felipe S. e Marcelo Machado, do Mombojó, e foi masterizado na Inglaterra.

Já a TenTrio é um Power Trio (guitarra, baixo e bateria) de música instrumental que sofre influências de Tortoise, Trans AM e Dub Trio, buscando uma harmonia com o rock clássico do Led Zeppelin e o prog-rock do King Crimson, possuindo também umas pitadas do pop tropical do d‘A Cor do Som. Nascida em 2008 aqui em Salvador, a banda é formada por Eduardo Cesar (guitarra), Thiago Jende (bateria) e Marcus Rehm (baixo). 

Sobre o Fora do Eixo e suas turnês

O Circuito Fora do Eixo consiste em uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões Centro-Oeste, Norte e Sul, no final de 2005, e que atualmente está ampliada para diversas regiões do país. Na Bahia seu Ponto articulador Estadual é o coletivo Quina Cultura em Salvadorl, que recentemente produziu a terceira edição do Festival Bigbands. 

O projeto de organização de turnês teve início em dezembro de 2009, quando começou a fazer parte do planejamento do Fora do Eixo . No decorrer do ano, conseguiu-se firmar como um dos principais projetos de circulação e viabilização de rotas integradas de shows, reunindo diversos produtores, comunicadores, casas de shows, coletivos e artistas.

Mais de 40 cidades já receberam as turnês e aproximadamente 15 bandas já participaram do projeto. “Acho fundamental que as regiões integrem-se cada vez mais, que as rotas se tornem ainda mais viáveis e sustentáveis, que o músico brasileiro tenha oportunidade de fato de formar público no país inteiro”, comenta Gabriel Cardoso do Lumo Coletivo, um dos responsáveis pela rota nordestina.

SERVIÇO 
O quê: Turnê Fora do Eixo com Falsos Conejos, A Banda de Joseph Tourton e TenTrio
Quando: 7 /11/10  (domingo) - Horário :17:00h
Onde: Espaço Cultural Dona Neuza - Conj Marback, Setor 2 - Cep 41710090
Quanto: Entrada Franca
Classificação etária: Livre

Ainda sobre o Festival Bigbands 2010

Foram 5 dias de um festival que contou com palestras e muita música, mas mais do que isso: um festival feito sem qualquer ambição financeira, apenas com o apoio e o suor de muita gente. Juntos construindo um espaço de troca de contatosexperiênciaaprendizagem e oportunidades

Festival Bigbands, mais uma vez, agitou a cena alternativa e independente de Salvador, a conhecida "terra do axé", trazendo muito rock para aqueles que não se contentam com este título. Tivemos a oportunidade - e o prazer - de curtir os mais variados tipos de sotaques e musicalidade dentro desse ritmo, e ouvir/conversar com profissionais experientes na área de produção independente. 

Mais uma vez agradecemos a todos aqueles que, de uma forma ou outra, nos auxiliaram na realização desse projeto, e a todos vocês que foram prestigiar a sua concretização.

Até 2011!

Confira algumas fotos e áudio da cobertura do evento:

Áudio das entrevistas com a Vendo147e entrevista e show da The Sams Hardcore Orchestra:

27 de outubro de 2010

Nessa quinta-feira o Projeto Balaio Baiano apresenta @Neologia e @Maglore!

Nas quintas de Outubro o B-23 recebe o projeto Balaio Baiano. Nessa quinta feira 28 de Outubro sobem aos palcos as bandas Neologia e Maglore, com a participação especial da Quarteto de Cinco. Não Percam!


Quando: 28/10 (quinta-feira)
Onde: B-23 lounge music bar (Itaigara - Boulevard 161)
Horário: 21:00h
Quanto: $20 e $15 reais com nome na lista

Lista na comunidade da Neologia:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=62329609&tid=5530406482892795217

24 de outubro de 2010

Último dia do Festival Bigbands

Vendo 147 agita o público do Bigbands (foto por Nina Guerra)


E hoje é o último dia do festival que agitou a semana de Salvador! Depois de um sábado com shows arrebatadores e vibrante público, nada como fazer deste domingo - o dia oficial da ressaca e da preguiça - um bom dia para curtir o som do legítimo rock'n' roll. 

E quem hoje abala a estrutura do Largo Pedro Archanjo são as bandas Pastel De Miolos (Lauro de Freitas), Diablo Motör (PE), TenTrioDesalma (PE), Jonas e a Incrédula. E aí, vai perder?


Serviço
O quê: Último dia do Festival Bigbands
Quando: 24/10, a partir das 16h 
Quanto: gratuito
Onde: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho

23 de outubro de 2010

Mais um dia de Festival Bigbands!

Ontem os meninos da The Sams Hardcore Orchestra (SP) fizeram tremer a estrutura do Tarrafa ao som do seu rock! A banda, que agora segue em turnê pelo interior da Bahia, mostrou carisma e experiência, apesar da pouca idade, conseguindo atrair quem passava desavisado pelo Rio Vermelho. Assumindo o som, Boogienigth e Noz Moscada fizeram o público dançar até amanhecer!

E hoje a festa começa mais cedo e traz muito rock ao Largo Pedro Archanjo. O show rola a partir das 16h e quem "inicia os trabalhos" é a Opus Incertum, seguida da Ladrões de Vinil (Vitória da Conquista), Tereza (RJ), Você Me Excita, Brown Há (BSB) e, encerrando com maestria, a Vendo 147. Venha conferir!


Serviço:
 O que: 4º noite do Festival Bigbands, com Opus Incertum, Ladrões de Vinil, Tereza, Você Me Excita, Brown Há e Vendo 147
Quando: 23/10, a partir das 16h
Quanto: gratuito
Onde: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho

22 de outubro de 2010

O Festival Bigbands está bombando!


Após dois dias de palestras que contaram com um interessado público de artistas, produtores e estudiosos da cultura, e também com os arrebatadores shows das bandas Neologia, Enio e a Maloca e Maglore, o Festival traz a Salvador o grupo The Sams Hardcore Orchestra (SP) e a batalha entre os djs Boogienigth X Noz Moscada!


A festa acontece no Tarrafa botequim e galeria, às 21h, e custa apenas R$ 5, uma ótima pedida pra essa sexta-feira!  
      

Serviço:
O quê: 3º dia do Festival Bigbands com as atrações The Sams Hardcore Orchestra
 E os djs Boogienigth e Noz Moscada
Quando: 22/10
Quanto: a partir das 21h
Onde: Bar Tarrafa, Rio Vermelho

11 de outubro de 2010

Ciclo de palestras do Festival Bigbands 2010

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO CICLO DE PALESTRAS *
* o acesso às palestras é gratuito

# 20/10 - Livraria Saraiva (Shopping Center Iguatemi)

14h Como criar Coletivos e Associações
Orientações para criação de associações sem fins lucrativos e coletivos, com esclarecimento sobre documentação e legislações pertinentes.
Palestrante:
Cristiane Delecrode (Desenvolvimento de Projetos: IPAC/MAM-BA)

15h30A prática do trabalho coletivo e em rede no setor musical: o exercício da horizontalidade na Bahia.
Ativistas culturais, atuantes em coletivos, falam sobre o desenvolvimento do trabalho em rede na Bahia.
Palestrantes:
Vince de Mira (Rede Motiva)
Cássia Cardoso (Circuito Fora do Eixo)
Rangel Santana (Coletivo Positivoz)
Nome a confirmar

# 21/10 - Livraria Saraiva (Shopping Center Iguatemi)

15h O artista empreendedor na cena da musica independente
Um debate com artistas da música independente, no qual eles relatam como gerenciam e garantem a sustentabilidade das suas carreiras.
Palestrantes:
Dimmy (Vendo 147)
CH Straatmann (Retrofoguetes)
Pedro Fernandes (The Sams Hardcore Orchestra - SP)
Mediação:
Messias Bandeira (Brincando de Deus, Boombahia)

10 de outubro de 2010

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DE SHOWS DO FESTIVAL BIGBANDS 2010

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DE SHOWS

# 20/10, a partir das 20h
Festa de abertura!
Local: Largo Pedro Archanjo
Ingressos: entrada gratuita
Atrações:
Maglore (BA)
Enio e a maloca (BA)
Neologia (BA)

# 22/10, a partir das 21h
Local: Bar Tarrafa, Rio Vermelho
Ingressos: R$ 10
The Sams Hardcore Orchestra
Boogienigth X Noz Moscada

# 23/10, a partir das 16h
Local: Largo Pedro Archanjo
Ingressos: entrada gratuita
Atrações:
Vendo 147 (BA)
Brown Há (BSB)
Você me Excita (BA)
Teresa (RJ)
Ladrões de Vinil (Vitória da Conquista, BA)
Ópus Incertum (BA)

# 24/10, a partir das 16h
Local: Largo Pedro Archanjo
Ingressos: entrada gratuita
Pastel de Miolos (Lauro de Freitas, BA)
Diablo Motor (PE)
Tentrio (BA)
Desalma (PE)
Jonas (BA)
Incrédula (BA)

9 de outubro de 2010

Saem os nome das últimas bandas confirmadas para o Bigbands 2010!

Foram cerca de três semanas de suspense e hoje, finalizando a grade do Festival Bigbands, divulgamos as últimas atrações confirmadas: Maglore, Enio e a Maloca, Você Me Excita e a The Sams Hardcore Orchestra.

Dentre as mais recentes apostas do cenário alternativo baiano, temos a banda Você Me Excita, que, seguindo a linha musical de ícones dos anos 2000, como Franz Ferdinand e Artic Monkeys, mistura guitarras frenéticas, efeitos com uma pitada de disco, uma linha de baixo presente do início ao fim, e uma bateria dançante e com swing, fazendo um som com referências londrinas, mas com um pé no Brasil. Após o bem sucedido lançamento do seu EP “Elvira”, o grupo segue se apresentando nos mais diversos palcos baianos e brasileiros, como no Circo Voador, Rio de Janeiro. A Você Me Excita é Matheus Patriarcha (vocais/guitarra), Leo Navarro (sintetizadores, efeitos e guitarra), Alan Alexandria (baixo) e Tazzio P. (bateria).




A The Sams Hardcore Orchestra (The Sams para os íntimos) vem diretamente de Sorocaba (SP) trazendo um hardcore oitentista mais puritano aos sinuosos degraus do rock progressivo experimental. Contando com um naipe de metais que dá um toque de classe ao característico som da banda, a The Sams segue em trabalho de finalização de seu primeiro álbum, “VERSUS MACHINA”, e continua percorrendo o país e apresentando sua mistura de estilos pré-estabelecidos dentro do rock alternativo com sons folclóricos de lugares que talvez nunca tenham existido, criando assim trilha sonora perfeita para os filmes que passam em nossas cabeças. A The Sams é formada por Pedro Fernandes (baixo e voz), Andrei Kozyreff (guitarra e voz), Rodrigo Ueta (Saxofone alto), Mateus Jambas (Trombone alto) e Alex Costa (Bateria).



Nascida da inquieta produção artística do guitarrista e vocalista paulistano Enio, radicado em Salvador há duas décadas, a banda Enio e a Maloca lançou, em 2006, o seu álbum de estreia, "Unidade Móvel", considerado pela crítica um dos melhores discos daquele ano no cenário baiano. Hoje a banda se prepara para o lançamento do seu mais novo CD, ao mesmo tempo em que segue se apresentando em grandes festivais, como os já ocorridos este ano (Festival de Verão, Palco do Rock e Grito Rock), além de shows nas principais casas de Salvador. Divulgando seu trabalho de forma inovadora, o grupo recentemente lançou um music card, distribuído para o público dos seus shows, que dá direito ao download da inédita "Por Um Triz", como uma prévia do que está sendo preparado para o próximo disco, que conta com a produção do experiente andré t (Pitty, Retrofoguetes, Cascadura).


Formada em 2009, a Maglore, em tão curto tempo de existência, já figura entre as apostas da crítica especializada. Tendo na bagagem grandes apresentações em festivais nacionais, como o Fun Music (SP) e o Festival de Verão Salvador (BA), e o grande prêmio do Desafio Coca-Cola das Bandas, a banda faz um Rock Tropical com influências do Folk Americano, do Rock Britânico e da MPB setentista. Após o sucesso do seu EP “Cores do Vento”, a Maglore sege em fase de gravação do seu primeiro cd, cuja produção fica por conta de Jorge Solovera. Usando a internet e as redes sociais e de informação a seu favor, o grupo dissemina seu trabalho e adquire diversos fãs em outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul, chegando a ser citada por artistas, como Tico Santa Cruz (Detonautas/Raimundos), casas de show (Circo Voador - RJ) e Gravadoras (Deckdisk). A Maglore é composta por: Igor Andrade (bateria), Nery Leal (baixo), Teago Oliveira (voz/guitarra) e Leo Brandão (teclado/guitarras).


Confira o trabalho das bandas:

The Sams Hardcore Orchestra: http://www.myspace.com/thesamshc

7 de outubro de 2010

Bigbands: TenTrio, Diablo Motör, Neologia e Pastel De Miolos

Faltando apenas 12 dias para o início do Festival Bigbands, restam somente mais algumas atrações a serem confirmadas. Ontem foi a vez das bandas TenTrio e a Diablo Motör e hoje soltamos mais duas participantes: Neologia e Pastel De Miolos.

A TenTrio é um Power Trio (guitarra, baixo e bateria) de música instrumental que sofre influências de Tortoise, Trans AM e Dub Trio, buscando uma harmonia com o rock clássico do Led Zeppelin e o prog-rock do King Crimson, possuindo também umas pitadas do pop tropical do d‘A Cor do Som. Nascida em 2008 aqui em Salvador, a banda é formada por Eduardo Cesar (guitarra), Thiago Jende (bateria) e Marcus Rehm (baixo).


A atração pernambucana DIABLO MOTÖR surgiu em meados de 2008 e traz um rock de influências que vão desde AC/DC e Motorhead até The Hellacopters. A banda, que já se apresentou em importantes festivais como o PE no Rock e o Rock na Praça, segue trabalhando o seu primeiro EP, que contou com a produção de grandes nomes do cenário musical brasileiro, como a mixagem de Iuri Freiberger (produtor musical), a masterização de Ricardo Garcia (Magic Master – Rio de Janeiro). A DIABLO MOTÖR é: Tomaz Magalhães (voz), Filipe Shakki (guitarra e vocais), Alexandre Furmiga (guitarra e vocais), Bruno Chocolate (baixo) e Thiago Do Derby (bateria).


Cinco músicos se reúnem em 2007 com uma proposta de instaurar na Bahia um movimento musical e cultural com forte influência do Tropicalismo. Em 2010, assumindo nova formação, a banda NEOLOGIA segue trabalhando o seu novo EP Para Venus, sob a produção de Jorge Solovera e o vocal feminino de Lívia Ferreira. A mudança marca, também, uma nova fase da banda baiana de música brasileira: novas versões de músicas já conhecidas, comoReconvexo, assim como o seu trabalho autoral, seguem agradando o público, que conta com ilustres fãs, como os músicos Luiz Caldas e Milton Guedes. A NEOLOGIA é formada por Lívia Ferreira (voz), Bruno Balbi (guitarras), Vítor Vieira (contrabaixo) e Luciano Tucunduva (bateria).

Pastel De Miolos é uma banda que tem muita história pra contar! Af inal uma banda com 15 anos tem muito material escondido pra lançar e relançar: shows ao vivo, gravações toscas de estúdio, demos lançadas só em fita K7, singles, EPs e um CD novo – DA ESCRAVIDÃO AO SALÁRIO MÍNIMO -, um disco conceitual, com produção esmerada e sujada por JERA CRAVO, com músicas inéditas e algumas antigas, com uma cara atual ou até mesmo velha. O novo disco será lançado no Festival Big Bands e tem parceria com os selos: Brechó Discos, BigBross Records, Quina Cultural, Pisces Records, Tamborete Entertainment.



Conheça o som das bandas:



4 de outubro de 2010

Opus Incertum e Desalma no Festival Bigbands 2010

Hoje temos mais dois nomes confirmados para o Bigbands 2010: as bandas Opus Incertum (BA) e a Desalma (PE).


A nossa conterrânea é formada por quatro caras com referências quase antagônicas que se juntaram em 2004 para fazer rock em Salvador. A idéia era transformar diferença e mistura de influências em unidade autoral. Deu certo: a Opus Incertum faz um som com um pouco de punk, blues e rock’n’roll com letras inspiradas em temas diversificados que rodeiam o dia-a-dia de gente comum.

Ao vivo, Fábio Gomes (baixo), Nino Mendes (bateria), Luciano Presuntinho (guitarra) e Elmo (voz - e violão em algumas canções) fazem um trabalho autoral, mas também não deixam de tocar alguns covers das lendas do rock que tanto influenciaram o seu trabalho.






A nossa convidada pernambucana se diz dona de uma base sólida erguida sobre diversas vertentes do Metal. A Desalma propõe uma atmosfera caótica por meio de uma sonoridade agressiva com pitadas de experimentalismo. O quarteto, formado em 2007 por Felipe Vaz (Voz), Mathias Severien (Guitarra), Igor Capozzoli (Baixo) e Renato Corrêa (Bateria), busca inspiração em influências do passado e no agitado caos do mundo moderno, sempre visando fazer música pesada e fiel às suas convicções.

Tudo isso resulta em um single com duas músicas, gravado em seu primeiro ano de formação; a produção de um clipe e a gravação de duas faixas para a Coletânea TERRA BATIDA. Agora a Desalma trabalha na composição do seu disco de estréia e segue em turnê pelo país, tocando aqui no dia 24/10 no Festival Bigbands.




Conheça o som das bandas:


Desalma: http://www.myspace.com/desalma