24 de novembro de 2010

Noite Fora do Eixo Salvador: 10 anos de Bigbross Records


Comemorar uma década de sucesso de um selo de música independente é algo que de fato merece uma grande festa. É partindo desse entendimento que a Bigbross Records realiza em Salvador mais uma Noite Fora do Eixo, que dessa vez faz a festa dos 10 anos contando com o show das bandas Theatro de Séraphin, The Baggios (SE), e o lançamento, pelo selo musical, do primeiro trabalho da Reverendo T e os Discípulos Descrentes, a se apresentar junto à veterana Pastel De Miolos.

Uma década de rock

“E se passaram 10 anos. Primeiro veio a distribuidora de CDs, para dar seguimento a CDs de rock lançados na Bahia. Mas, como a dificuldade de distribuição para um artista independente era a mesma de hoje, foi só unir o útil ao agradável”. Assim declara o produtor e idealizador do selo, Rogério Brito, também conhecido por Big, que viajava o país mapeando festivais de rock, e carregava nas costas CDs da Brincando de Deus, The Dead Billies e Dr. Cascadura, para então trocá-los pelo material de outras bandas. Também era Big quem os distribuía em lojas e montava “banquinhas” nos diversos shows, prática que mantém até hoje nos eventos do Quina Cultural, coletivo do qual faz parte.

Dessa forma surge na Bahia o Bigbross Records, selo que, em 3 de dezembro, completa 10 anos de existência, e que tem em sua história grandes lançamentos, como os CDs das bandas Brincando de Deus, Dever de classe, Retrofoguetes, Dr. Cascadura, Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta, Vendo 147, Os Irmãos da Bailaria, Pastel De Miolos, dentre outros.

Bigbross Records no Circuito Fora do Eixo

 O Bigbross Records hoje atingiu um grande patamar nacionalmente e está entre os selos mais importantes que compõem a rede Fora do Eixo Distro, uma das frentes do Circuito Fora do Eixo, rede de coletivos culturais que já ocupa todo o território nacional e, cada vez mais, projeta-se no cenário cultural brasileiro e da América Latina.

Serviço:
O quê: Noite Fora do Eixo em comemoração aos 10 anos do selo Bigbross Records
Atrações: Theatro de Séraphin, The Baggios (SE), Reverendo T e os Discípulos
Descrentes e Pastel de Miolos
Quando: 03/12/2010, às 20h
Quanto: Entrada gratuita
Onde: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho

Maiores informações:
Big: (71) 81213366
www.myspace.com/bigbrossrecords
http://www.quinacultural.com.br/

Maglore, Os Barcos e Casa de Vento em Feira de Santana

19 de novembro de 2010

Vem aí...



NOTA: Datas ainda não confirmadas. 

13 de novembro de 2010

NOTA DE ESCLARECIMENTO



A banda Vendo 147 vem por meio desta afirmar que de forma alguma teve a intenção de burlar o regulamento do Prêmio Bahia de Todos os Rocks, e muito menos prejudicá- lo. Entendemos com naturalidade a decisão da desclassificação, e sem dúvida alguma apoiamos o prêmio, reconhecendo a sua imensa importância para o cenário independente local. Gostaríamos apenas de esclarecer os motivos pelos quais a Vendo 147 decidiu fazer a sua inscrição, uma vez que respeitamos os nossos colegas músicos e as iniciativas que visam ao reconhecimento da música baiana.

Consideramos a Vendo 147 uma banda nova, uma vez que essa formação, com o baixista Caio Parish e o guitarrista Duardo Costa, é recente, sendo somente a partir da entrada desses músicos que passamos a buscar a real profissionalização da banda, com novos objetivos, novas metas, e focada na autogestão. Isso porque a Vendo 147 enquanto ideia surgiu em 2005, quando o músico Glauco Neves registrou algumas canções instrumentais em um estúdio de Salvador-Ba. Todas as canções foram criadas e gravadas por ele, contando com a participação dos músicos Diego Andrade, Pedro Itan, Carlos Boca, Gilberto Eloi e Eduardo Pena. Em seguida, Glauco criou uma página na internet (no site www.tramavirtual.uol.com.br) e nela publicou algumas dessas canções, batizando esse projeto com o nome de Vendo 147. Essas músicas foram lançadas um tempo depois, em um CD-r intitulado Satangoz, por um selo local chamado Frangote Records.

Durante 3 anos, Glauco realizou alguns shows (6 no total) reunindo alguns de seus amigos músicos de Salvador (além de Glauco, Pedro Itan e Dimmy Drummer, que hoje fazem parte da banda, Diego Andrade, Dudare e Bruno Carvalho também passaram pela Vendo 147 nessa época). Foi somente em 2009 que Glauco resolveu se reunir com dois músicos que já haviam feito parte de algumas das formações do projeto e, assim, os três resolveram trabalhar, a partir daquela data, como uma banda de verdade. Buscaram, então, outros músicos que tivessem o perfil do trabalho e o devido comprometimento com o mesmo.

Assim, em 1 ano e meio a Vendo 147 conseguiu ser destaque por onde passou, tendo todo o seu trabalho de autogestão servindo de exemplo para bandas independentes. Os seus shows são constantemente aclamados e elogiados pelo público e pela crítica de todo o Brasil, fazendo da Vendo 147 uma das principais bandas representantes do cenário independente baiano. Portanto, nesse pequeno tempo de trabalho, nós nos orgulhamos de termos alcançado tantos frutos excelentes por todo o país.

Agora, a banda, formada por Glauco Neves, Duardo Costa, Pedro Itan, Caio Parish e Dimmy Drummer, se prepara pra mais um salto na sua carreira, que é a criação do seu primeiro álbum. Com essa etapa concretizada, partiremos para uma longa série de shows pelo Brasil, com o objetivo de divulgar o nosso álbum e com a certeza de podermos levar, cada vez mais, o nome da música feita dentro da Bahia para todos os cantos possíveis.

Músicos que já fizeram parte da banda Vendo 147:

Bruno Carvalho
Diego Andrade
Dimmy Drummer
Dudare
Glauco Neves
Pedro Itan

Músicos que hoje são a banda Vendo 147:

Caio Parish
Dimmy Drummer
Duardo Costa
Glauco Neves
Pedro Itan

Histórico da banda:

* Lançamento da Vendo 147 – Groove Bar (Salvador-BA) – 10/06/2009
* Lançamento do primeiro EP da Vendo 147 – Groove Bar (Salvador-BA) – 1º/07/2009
* Show com a banda The Baggios - Capitão Cook (Aracaju-SE) – 18/07/2009
* Festa R-Evolution - Fun House (São Paulo-SP) – 07/08/2009
* Show com a banda Detroit (SP) - Bar do Zé (Campinas-SP) – 08/08/2009
* Show com a banda Dead Rocks (SP) – Groove Bar (Salvador-BA) – 17/10/2009
* Festival Do Sol Drops, com as bandas Danko Jones (Canadá), Sick Sick Sinners (PR) e Amp (PE) - Clube Nox (Recife-PE) – 05/11/2009
* Festival Aumenta que é Rock (João Pessoa-PB) – 06/11/2009
* Festival Do Sol (Natal-RN) – 07/11/2009
* Campeonato Mineiro de Surfe – A Obra (Belo Horizonte-MG) – 19/11/2009
* Convenção de Tatuagem da Bahia – Espetáculo (Salvador-BA) – 22/11/2009
* Desafio de Bandas Coca-Cola Zero – Boomerangue (Salvador-BA) – 22/11/2009
* Show com a banda Mamutes - Casa do Rock (Aracaju-SE) – 05/12/2009
* Grito Rock Salvador – (Salvador-BA) – 07/02/2010
* Carnaval – Palco do Rock (Salvador-BA) – 14/02/2010
* Noite Fora do Eixo – Show com as bandas: Tentrio e Camarones Orquestra Guitarrística (RN) - Boomerangue (Salvador-Ba) - 26/03/2010
* Abril pro Rock (Recife-PE) - 17/04/2010
* Virada Cultural - (SP-SP) - 15/05/2010
* Noite Fora do Eixo - Show com a banda Plástico Lunar (SE) – Boomerangue (Salvador-Ba) - 

20/05/20100
* Festival Rock Sertão – (Glória-SE) - 21/05/2010
* Festival Bananada - (Goiânia-GO) - 22/05/2010
* Festival Maionese - (Maceió-AL) 29/05/2010
* Show com a banda Pata de Elefante (RS) e Tentrio – Zauber Multicultura (Salvador- BA) - 

11/06/2010
*Festival de Inverno de Garanhuns (Garanhuns-PE) - 24/07/2010
*Sala do Coro do Teatro Castro Alves – (Salvador-BA) - 26/07/2010
*Festival Transborda (Belo Horizonte – MG) - 18/09/2010
*Show com as bandas Mullet Monster Mafia e Silver Shine (Hungria) - (Piracicaba – SP) - 

15/10/2010
*Festival Demo Sul – (Londrina – PR) - 16/10/2010
*Festival Big Bands – Pelourinho (Salvador-BA) - 23/10/2010



10 de novembro de 2010

Compacto.Rec lança Diego Moraes e o Sindicato

O Compacto.Rec apresenta nesse mês de novembro o lançamento do disco “Parte de nós”, primeiro álbum de Diego Moraes e o Sindicato de Goiânia.

Diego Moraes iniciou sua trajetória na musica como baterista tocando em algumas bandas em Senador Canedo, município vizinho à Goiânia. Em 2006 Diego começou a tocar suas próprias composições e, juntamente com a sua irmã, fez uma série de apresentações pela cidade. Em 2007 venceu o concurso TACABOCANOCD e como prêmio o gravou um Ep chamado Reticências..., lançado no mesmo ano pelo coletivo Fósforo Cultural, e foi nesse momento que encontrou o Sindicato e se reuniram para um único show, e desde então permanecem juntos.

Também em 2007 participaram de um concurso promovido pelo site TramaVirtual em parceria com a Revista Capricho, que lhes rendeu a gravação de uma faixa nos Estúdios da Trama. Desde então Diego de Moraes e O Sindicato já se apresentaram em grandes festivais, como a Virada Cultural, em São Paulo, os Festivais Goiânia Noise, Bananada e Vaca Amarela em Goiânia, além de terem tocado no Jambolada, em Uberlândia e nos festivais Calango (Cuiabá – MT), Móveis Convida (Brasília – DF), Varadouro (Rio Branco – AC), Feira da Música (Fortaleza-CE), e firmaram-se como um dos mais criativos grupos da cena independente nacional



O DISCO

“Parte de Nós” é o disco de estréia de Diego e o Sindicato e apresenta canções que foram experimentadas pelo grupo desde a sua formação em 2007, e experimentação é, de fato, a melhor palavra para descrever a criatividade das musicas do álbum. Com uma sonoridade que varia da psicodelia ao folclore, explorando micro-temas e sensações musicais que remetem do pop ao caipira, “Parte de nós” são muitos pedacinhos de sons universais organizados por bricolagem num belo mosaico musical.

As 12 faixas do cd transitam pelos mais variados ritmos e timbres e foram gravadas no estúdio Loop, em Goiânia, com produção de Eduardo Kolody e Rogério Pafa. O disco contou com a participação de Astronauta Pinguim e teve o apoio da Lei Municipal de Cultura.





Reverendo T

8 de novembro de 2010

Hoje É Dia de Esquina no Pelô!


Nesta quinta-feira as esquinas do Pelourinho serão tomadas por 8 performances artísticas simultâneas, acompanhadas por ações de conscientização. Este é o projeto Hoje É Dia de Esquina no Pelô, uma representação culturalmente rica de como é possível fazer uso do espaço público para o convívio saudável, prazeroso, útil e atuante dos cidadão. 

Com apoio cultural do Pelourinho Cultural / IPAC, a iniciativa vai transformar, durante esta hora e meia, a atmosfera do local, utilizando a arte como instrumento de mobilização na busca conjunta por melhor qualidade de vida. 

Na lista das atrações que participam deste verdadeiro presente a Salvador, estão diferentes linguagens de arte: o trabalho circense do grupo Malabares & Cia, e muita música ao vivo, com Luizinho Assis, Julio Caldas, a dupla Dois em Um e as bandas Vendo 147, Barlavento, Pirigulino Babilake e o Clube de Patifes (Feira de Santana). 

As apresentações serão no chão, nas charmosas esquinas do Centro Histórico, em um espaço delimitado apenas por iluminação especial. Tudo será absolutamente aberto ao público, para quem quiser prestigiar e participar. Então, é chegar, se encostar e ficar na dúvida de a qual show assistir.

Sobre o projeto

O projeto Hoje é dia de Esquina no Pelô é uma extenção do Hoje é dia de Esquina! Para Humanizar a Cidade, que aconteceu na Avenida Manoel Dias da Silva em 2009, e que tem como objetivo chamar a população para ver a cidade com outros olhos e motivar a comunidade soteropolitana a refletir a respeito da necessidade de haver uma atitude cidadã, consciente e crítica em relação às diversas maneiras de recuperar e conservar os espaços públicos como áreas de lazer, integração e produção cultural. 

Neste sentido, abre o olhar dos habitantes para as ruas, os outros, a paisagem urbana, tudo aquilo que muitas vezes passa despercebido no dia-a-dia de pressa e automatismo. Portanto, seu argumento é a reflexão para o desenvolvimento de uma cidadania responsável, participativa e fraterna. Mantendo a coerência de sua proposta, a potência sonora dos espetáculos será controlada, suficiente e limitada à extensão da esquina em que estarão sendo realizados, não impondo sua presença de forma autoritária.

O Hoje É Dia de Esquina! está diretamente ligada à ideia do Hoje É Noite de Rua, realizado no Rio de Janeiro, por iniciativa do espetáculo Bonitos e Paranóicos, do multiartista Freddy Ribeiro e da banda qinho e os caras (sic). Assim, consolida-se a intenção de integrar Salvador a um movimento que pretende tornar-se nacional, de re-humanização dos centros urbanos.


---- UPDATE ----

Por motivo de força maior a Dupla @doisemum não poderá participar do projeto e será substituída pelo grupo DuoSense.


SERVIÇO
O quê: Hoje É Dia de Esquina no Pelô
Quem: 8 performances artísticas em apresentação simultânea - Julio Caldas, Dois em Um, DuoSense, Luizinho Assis, Barlavento – Música, Vendo 147, Clube de Patifes ( Feira de Santana ), Malabares & Cia Grupo de Circo, Pirigulino Babilake
Quando: 11/11/2010 (quinta-feira )
Horário: 19h30 às 21h00
Onde: Esquinas do Pelourinho
Quanto: Gratuito

Semana Baiana de Hip-Hop

clique na imagem para vê-la maior

A Cufa Bahia (Central Única das Favelas), o selo Positivoz e o Pelourinho Cultural promovem a Semana Baiana de Hip-Hop, celebrando o dia mundial do Hip-Hop, 12/11, em Salvador, na Praça Tereza Batista  (Pelourinho),  e assim compactuando com toda manifestação de reflexão ao 20 de novembro.

A Semana Baiana de Hip-Hop visa realizar uma semana inteira de intervenções criativas e inovadoras, solenizando a Cultura de Rua na nossa cidade. Serão workshops, oficinas e bate-papos com temas relacionados a profissionalização de agentes culturais, sejam eles artistas, estudantes de arte, professores, produtores, fotógrafos, jornalistas e etc. Também irá ocorrer: exposição de grafite, rodas de dança de rua, apresentações musicais e poesia.

O evento ainda fará uma homenagem - com a entrega de troféus - às personalidades e órgãos que fomentam, apóiam e divulgam ações ligadas à cultura Hip-Hop na cidade, promovendo assim um reconhecimento e a valorização dos trabalhos realizados.
Também contaremos com expositores de produtos do mercado fonográfico, literário, e de moda, que facilmente contemplarão os adeptos da cultura Hip-Hop e os seus simpatizantes.

Com essa iniciativa, a Semana Baiana de Hip-Hop estimulará a expansão do pensamento empreendedor, cultivando a idéia da produção independente, e valorizando o produtor que desenvolve o seu próprio trabalho.

Contamos com sua presença!

Contatos:
André Costa "Coscarque" - (71) 8724-7563
Rangell Santana "Blequimobiu" - (71) 8877-0274