30 de março de 2011

Veja como foi: I FÓRUM DA UNIVERSIDADE DA CULTURA LIVRE

Foi realizado nos dias 19 e 20 de Março em Salvador - BA, no belo Palácio da Aclamação, sede do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, o I Fórum da Universidade da Cultura Livre, criada no Fórum da Cultura Digital Brasileira, em novembro de 2010, por um grupo heterogêneo de instituições e grupos que discutem e trabalham práticas culturais de formação continuada.


Universidades públicas como a UFRJ, UFBA, UFRB e UFSCar, o Circuito Fora do Eixo, Pontos e Pontões de Cultura, universidades livres, coletivos, grupos, agentes culturais se reuniram para debater a continuidade da formação da Unicult enquanto chancela nacional que sistematize todas estas práticas culturais formativas que estão transformando toda a sociedade.


A extensão universitária, a certificação de práticas não-formais, a pesquisa e a capacitação de agentes culturais, as possibilidades de consórcios entre estas instituições e a aproximação e compartilhamento de governança entre sociedade civil organizada e governo e universidades foram os temas deste projeto ousado de transformação cultural, social e política que vem sendo discutida mais profundamente, no intuito de expandir mais este debate.


Fonte:


26 de março de 2011

PALHARIA, PALHAÇO, PALHAÇARIA

Enquanto os shows do Grito Rock não se iniciam, que tal curtir o espetáculo PALHARIA, PALHAÇO, PALHAÇARIA - uma montagem de improviso com palhaços?



A atração ocorre às 17h, na arena do SESC Pelourinho e é GRATUITO!

22 de março de 2011

O Grito Rock começa HOJE!

É chegado o dia do festival que já percorreu 9 países e finalmente aporta em Salvador!
Logo mais, às 14h, a cultura é posta em pauta no teatro da Livraria Cultura (Salvador Shopping), num bate papo com representantes da UNICULT, UNIFDE e do PCULT. Contamos com a sua presença!






E nessa quinta rola o Workshop de DJ e peformance com DJ Erick Jay, o DJ mais premiado do Hip-Hop Brasileiro, e um bate papo sobre música e mercado independente, com Kamau (Plano Audio), Blequimobiu (Positivoz) e Rogério (BigBross/Quina Cultural). Tudo isso acontece na  Galeria do Livro Arte - Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, às 19h.



18 de março de 2011

Maglore, Suinga e Os Barcos, juntos no Groove Bar!



A banda soteropolitana Maglore, certa vez, saiu em um blog sobre música que também citava a banda Os Barcos, de Vitória da Conquista. De lá até aqui, as bandas ficaram amigas e fizeram constantes shows na cidade de Conquista, redendo até mesmo uma turnê em conjunto, pelo nordeste do país.
Após certo tempo sem se encontrarem, os amigos do Maglore e Os Barcos resolveram fazer um show em Salvador e chamaram um convidado pra lá de íntimo: Banda Suinga!


SERVIÇO:
Atrações: Maglore, Os Barcos (VCA) e Suinga
Quando: sexta-feira, 18 de março de 2011.
Onde: Groove Bar [Rua Marques de Leão, 351, Barra. Tel. 3267-5124].
Quanto: R$20 (Com nome na lista na comunidade (orkut) Maglore ou na do Groove Bar)*
Horário: às 22h.
Censura: 18 anos.

16 de março de 2011

Noite do HipHop no Grito Rock Salvador





E você, vai ficar de fora dessa?

15 de março de 2011

Cultura Livre Já! - Informativo Quina Cultural


O coletivo Quina Cultural realiza no final do mês de março algumas ações. A primeira delas é o I Fórum da Universidade da Cultura Livre, que acontece em Salvador nos dias 19 e 20, e é realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia e com o apoio da Fundação Cultural e Governo do Estado, contando com a participação do Sr. Secretário da Cultura Prof. Albino Rubin.

A Universidade da Cultura Livre (Unicult) é um consórcio de instituições multilaterais — integrando universidades, coletivos, pontos de cultura, órgãos governamentais e entidades da sociedade civil — orientado ao desenvolvimento de programas de formação continuada na área cultural em todo o Brasil.

No dia 22 de março, como parte da programação do Grito Rock America Latina, o diálogo irá ocorrer dentro do ciclo de palestras realizado na Livraria Cultura, a partir das 14h. Dentre os temas abordados teremos a UNICULT (Universidade da Cultura Livre), a UNIFDE (Universidade Fora do Eixo) e o PCULT (Partido da Cultura), expostos, respectivamente, por Messias Bandeira, Carol Tokuyo e representantes do PCULT Nacional, sob a mediação de Leonardo Barbosa (Pcult São Paulo).

Já o dia 24 está reservado (mesmo local e horário) para as bandas, artistas e produtores interessados em conhecer ou se integrar ao Circuito Fora do Eixo. O bate-papo visa apresentar a Rede e mostrar como ela vem se desenvolvendo e fortalecendo com o crescimento do Fora do Eixo Bahia.

As Informações sobre os shows do Grito Rock você encontra no Blog do Quina Cultural

www.quinacultural.com.br



Confira abaixo a programação do Fórum:

(obs: para o Fórum da UNICULT é necessária inscrição)

Para se inscrever clique aqui :

https://spreadsheets.google.com/a/foradoeixo.org.br/viewform?formkey=dHQxWWRlS0pHOVNjS2RVZDVEMklrdmc6MQ

I Fórum da Universidade da Cultura Livre

19 e 20 de Março

O I Fórum da Universidade da Cultura Livre será realizado em Salvador, nos dias 19 e 20 de março de 2011. O evento receberá participantes de todo o país e sua contribuição será essencial nos trabalhos ao longo do evento.

O fórum é gratuito, organizado pelas universidades e demais entidades envolvidas, sendo considerado como atividade de extensão do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos/UFBA.

Programação:

1. Evento: I FÓRUM DA UNIVERSIDADE DA CULTURA LIVRE

2. Local: Salvador - Conselho Estadual de Cultura Endereço: Palácio da Aclamação (anexo) Av. Sete de Setembro, 1330, CEP: 40.080-001 Salvador – BA View Larger Map

3. Data: 19 e 20 de Março de 2011, das 9 às 18h.

4. Organizadores / Participantes: membros fundadores da Unicult, UFBA, UFRJ, RNP, UFRB, Circuito Fora do Eixo, UFSCAR.

5. Programação

DIA 19/03/2011

09:00 – Abertura

10:00 – Análise e discussão da minuta de implantação da Unicult

11:30 – Discussão sobre a organização de grupos de trabalho

12:00 – Almoço

14:00 – Apresentação da experiências de formação das entidades presentes

16:30 – Intervalo

17:00 – Fórum da Unicult com Convidados

19:00 – Encerramento do dia 1

DIA 20/03/2011

09:00 – Atividades dos GTs

12:00 – Almoço

14:00 – Plenária dos GTs

16:00 – Revisão da Minuta de Implantação da Unicult, Elaboração da Carta de Princípios da Unicult, Constituição do Comitê de Implantação da Unicult.

18:00 – Apresentação dos documentos e Encerramento

Maiores Informações :

Cássia Cardoso : cassia@foradoeixo.org.br

Messias Bandeira : messiasbandeira@gmail.com

13 de março de 2011

Grito Rock Salvador - Confiram a programação completa!

Grito Rock Salvador

Crescendo mais a cada ano, o Grito Rock chega a sua nona edição com o impressionante número de 132 cidades realizadoras no ano de 2011, apresentando um crescimento de 65% em relação ao ano anterior e consolidando-se como o maior evento integrado do planeta.

O Festival é uma produção do Circuito Fora do Eixo, filiado à Associação Brasileira de Festivais Independentes – Abrafin. Realizado também com apoio do Toque no Brasil que disponibilizou, mil vagas para bandas e artistas brasileiros e do mundo.

Apesar de ter o “rock” no nome, o Grito não restringe a programação a estilos, a edição de Salvador por exemplo, traz um dia inteiramente reservado ao Hip Hop e em sua programação bandas que tocam desde música regional ao gótico, passeando também pelo pop rock, mpb e instrumental. Além da programação musical, um ciclo de palestras será realizado na Livraria Cultura do Salvador Shopping, a realização do evento é do Coletivo Quina Cultural, representante do Fora do Eixo em Salvador.

Programação

Terça - Dia 22.03 - Livraria Cultura
14h <<>> Apresentação da UniCult (Messias Bandeira), UNIFDE (Carol Tokuyo) e reunião do Partido da Cultura (PCULT), com Leonardo Barbosa
Grátis

Quinta - Dia 24.03 - Livraria Cultura
14h <<>> Bate-papo com bandas e produtores locais: Apresentação do Circuito Fora do Eixo
18h <<>> Show do Sertanília
Grátis

Sexta - Dia 25.03 - A partir das 17h - Pça Tereza Batista (Pelourinho)
>> Kamau e DJ ErickJay (SP)
>> Daganja
>> Versu2
>> Nouve
>> Fall Clássico
>> In.vés
>> Doga Love
Valor: 10,00

Sábado - Dia 26.03 - A partir das 17h - Largo Pedro Archanjo (Pelourinho)
>> Vendo 147
>> Acord
>> Incrédula
>> Nute (Alagoinhas - BA)
>> Warcursed (PB)
Grátis


Domingo - Dia 27.03 - A partir das 17h - Largo Pedro Archanjo (Pelourinho)
>> Maglore
>> Quarteto de Cinco
>> Fridha
>> Garboso (Vit. da Conquista - BA)
>> Dad Fucked And The Mad Skunks (AL)
Grátis


OBS: A ordem das apresentações não corresponde à ilustrada acima.

8 de março de 2011

Baixe gratuitamente o EP da @Maglore! (@compactorec)

Compacto.Rec lança em Março a banda baiana Maglore

O compacto.Rec em Março, mês de carnaval lança o primeiro álbum completo da banda Maglore, o grupo tem circulado por boa parte do país e é alvo de boas críticas por onde passa, conquistando também uma legião de fãs. Maglore é a segunda banda Baiana lançada no projeto que contou com a presença dos Barcos em Janeiro provando que a Bahia tem possibilidades artísticas infinitas e de muita qualidade.

O Compacto.Rec

O Compacto.Rec é um projeto de lançamento mensal de álbuns virtuais em rede, com o objetivo de estimular a circulação e distribuição de bandas da cena independente latino americana. O trabalho é uma realização do circuito Fora do Eixo, uma rede de trabalhos colaborativos e os agentes que integram a equipe são oriundos dos mais distintos lugares do país que, através da internet trabalham em conjunto executando toda a pré-produção do Compacto.Rec: uma compilação com músicas, letras, release, fotos, vídeo, banners e avatares, que são divulgados em todos os veículos de comunicação integrados a rede.

Desde 2007 o Compacto vem trazendo lançamentos diversificados em diversos aspectos e principalmente, em estilo musical agrupando um rico acervo cultural que atrai visitantes de todo o Brasil, só em 2009 foram mais de vinte mil downloads no ano. Já passaram pelo site bandas renomadas como Porcas Borboletas, Nevilton, Diego e o Sindicato, o rapper Linha Dura e outros. Em 2010 o projeto expandiu mais uma vez suas fronteiras em Outubro com seu primeiro lançamento internacional o álbum “YYY” da banda Falsos Conejos de Buenso Aires (ARG) além de ter sido recentemente contemplado pela Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet.

A Banda

Em agosto de 2009 nascia o MAGLORE. Conceitualmente, o quarteto faz um rock “tropical”, ou, segundo a crítica (Laboratório Pop/Ricardo Schot): indie rock. De todo modo, não deixa de ser também pop, assumidamente – com um conceito reformulado desse termo tão temido pelas bandas. Isso porque o grupo acredita num novo rumo para a música pop, mas não acredita que ela tenha que ser mal feita, ou presa às fórmulas “cansadas” do mainstream.

O grupo, advindo de Salvador-BA, é formado por Léo Brandão (teclado e guitarras), Nery Leal (baixo), Igor Andrade (bateria) e Teago Oliveira ( Voz e guitarras

.

O Disco

O disco, intitulado “Veroz”, de produção inteiramente independente do grupo. O álbum traz as músicas do trabalho antecessor, o EP de cinco músicas: “Cores do vento”, somados às novas canções que compõe o disco “VEROZ”. É um trabalho heterogêneo, todavia, com a mesma precisão estética entre as músicas.

O acabamento estético de “VEROZ”, inspirado na obra do argentino Diego Gravinese (www.diegogravinese.com), é um reflexo do diversificado conteúdo musical da banda. Fugindo de conceitos, trata-se de um disco de música essencialmente popular. Feito para se cantarolar no chuveiro, nas ruas – e nos shows! – é um conjunto de músicas diferentes entre si, que, contudo, remetem a uma identidade musical própria, seja pelas letras, pelos timbres de guitarra ou pela estrutura das próprias canções. É um disco para se ouvir sem preconceitos, sem rótulos e de peito aberto, sobretudo porque foi feito com sinceridade.

Baixe AQUI o álbum!

Grupo Sertanília (@sertanilia) lança Diário de Bordo sobre a gravação do primeiro CD


O grupo Sertanília de Salvador (BA), um dos contemplados no Edital de Projetos do Conexão vivo, inicia o ano de 2011 em estúdio para gravar seu primeiro CD. Todo o processo de gravação será relatado no portal lançado pelo próprio grupo em: http://www.sertanilia.com.br, no qual todos os integrantes poderão dividir novidades, expectativas e o dia-a-dia da maratona de gravação.


O disco será produzido por Anderson Cunha e parte dele será gravado no Estúdio Attitude em Salvador. Serão 14 faixas, sendo 10 autorais e 4 regravações de artistas que, de alguma forma, influencia a música do grupo - Elomar Figueira Melo, Antônio Nóbrega e Lenine/Paulo César Pinheiro. O convidados já confirmados são: Bule-Bule, Xangai e o Terno de Reis do Riacho da Vaca, do município de Caetité.


Parte do disco, principalmente a percussão, será gravada em Recife (PE), escolha feita pelas inúmeras amizades e pela tradição musical da cidade, que dialoga de forma muito próxima com a música do Sertanília. Convidados pernambucanos participarão do disco, mas por hora, o grupo mantém sigilo sobre os nomes. A direção musical em Recife ficará sob a responsabilidade de Hugo Linns, músico/produtor, que já trabalhou com artistas como Renata Rosa, Wassab, Geraldo Maia e Alessandra Leão. Recentemente alguns integrantes estiveram presentes no evento Porto Musical e aproveitaram a viagem para visitar alguns estúdios para as gravações.


O nome "Sertanília" foi inspirado em um livro do compositor e cantador Elomar Figueira Melo e é, também, uma homenagem ao mesmo; o grupo é composto por Aiace Felix (vocalista), Leilane dos Santos (violoncelo), Anderson Cunha (viola, violões e bandolim), Diogo Flórez (percussão) e Tainnã Chagas (percussão). O Sertanília busca uma sonoridade nova e apresenta a música popular do sertão brasileiro: sambadas, ternos e ladainhas são fonte de inspiração para a sonoridade do grupo.


O CD demo com 6 faixas está disponível para download gratuito em: www.sertanilia.com.br/cdpromocional

CONEXÃO VIVO


Assim como o CD do Sertanília, dezenas de projetos musicais de todo o país fazem parte do Programa Conexão Vivo, que reúne shows, festivais independentes, gravação de CDs e DVDs, produção de videoclipes, programas de rádio, oficinas e seminários que compõem uma rede
nacional e permanente de atividades culturais envolvendo artistas, gestores e produtores culturais, iniciativas públicas e privadas.


O Conexão Vivo realiza ao longo do ano um circuito próprio de eventos onde toda essa diversidade de ações acontece conjuntamente. Além disso, o programa também está presente em muitas das mais importantes iniciativas da cena musical brasileira, seja com o patrocínio de projetos ou parcerias artísticas em eventos de destaque no calendário nacional, e outros festivais independentes.


A construção e articulação de redes culturais nacionais, em diferentes segmentos artísticos, é o foco da Política Cultura da Vivo, que tem no Conexão Vivo uma de suas principais iniciativas. Detalhes sobre as outras linhas de atuação e sobre as formas de participação nos Programas Culturais Vivo estão disponíveis no www.vivo.com.br/cultura. E para saber mais sobre o Conexão Vivo, acesse o portal www.conexaovivo.com.br .