15 de janeiro de 2012

RESTROPECTIVA 2011




RESTROPECTIVA COLETIVO QUINA CULTURAL 2011

O Coletivo Quina cultural , em 2011, priorizou potencializar pontos de linguagem, principalmente a musica, através de diversas ações entre elas a descentralização das Noites Fora do Eixo e o compartilhamento do Festival Bigbands que foi realizado pelo Quina e por parceiros, coletivos e pontos de linguagem em diversas partes de Salvador.

Hoje temos em Salvador parceiros e pontos de linguagens , todos aptos e dispostos a realizar as demandas de musica do Circuito Fora do eixo, são eles : Brechó , produtora tenda alternativa Coletivo Cajá, Estudio caverna do som, o Coletivo Positivoz recebendo o Hip Hop e o Fora do Eixo Extremo no espaço The Other Place.

O selo BIGBROSS RECORDS firmou parceria com brechó discos, são rock discos, fde discos, estúdio caverna do som,positivoz, coletivo cajá e lançou os discos do reverendo t e discípulos descrentes, versu2, vendo 147, soul negro, tentrio e irmão carlos e o catado.

Alem da musica o coletivo Quina Cultural prioriza ações da UNIFDE, realizando colunas reuniões no interior do Estado, alem de ser um parceiro das ações da UNICULT, fazendo parte do conselho gestor do projeto e co realizador do primeiro Encontro da Unicult que aconteceu eem Março de 2011 em Salvador.

Hoje o Quina Cultural faz parte do grupo para discutir a construção do programa de formação do Estado da Bahia junto ao Governo do Estado representando a UNIFDE.

O coletivo Quina Cultural também firma parceira com o Quabales projeto idealizado pelo Musico Marivaldo dos Santos ( Diretor Artístico e Stomp ), e assume a gestão e Coordenação Geral do Projeto a ser realizado no bairro do Nordeste de Amaralina, em parceria com o grupo Nova Yorquino Stomp e recebe apoio da cantora Ivete Sangalo através da Caco de Telha, empresa da cantora.

A cantora Ivete Sangalo vê no Quabales a possibilidade de unir educação e arte no combate à desigualdade. “É uma ideia maravilhosa. Qualquer estímulo à educação e a arte deve ser valorizado. Me sinto honrada e feliz de fazer parte disso”, conta. Esta foi a primeira aproximação feita com um representante do mainstream da Axé Music no Estado . A partir dai o coletivo pretende ampliar as ações do circuito neste Bairro, considerado um dos mais violentos de Salvador, mas com um potencial enorme para cultura.

Grande avanço também foi feito na Cultura digital, onde o coletivo também representa o Fora do Eixo diante o Governo do Estado da Bahia, fazendo parte do grupo de construção das políticas publicas para este segmento, criação de editais e desenvolvimento de um programa para Cultura digital para todo o estado da Bahia. Essa articulação rendeu frutos estreitando o dialogo com diversas entidades não organicas ao FDE.

No PCULT, o coletivo manteve um ótimo dialogo com o Governo do Estado e com a representação regional do MINC , sempre sendo convidado e solicitado para participar de reuniões, conferencias e eventos .

Em 2011, também foi fortificado as ações do Palco fora do Eixo, recebendo a primeira tour do Palco e realizando eventos e Cabarés FDE . Foi iniciado em 2011 um dialogo o Espaço Xisto Bahia que pretende ser aprofundado em 2012 com futuras parcerias .