22 de setembro de 2012

Saiu a grade completa de shows do Bigbands 2012!

Já estão por dentro dos shows que acontecem no Festival Bigbands 2012? O quinto ano do projeto traz para Salvador grandes nomes da cena independente de música, que tocam com diversas bandas locais entre os dias 26 e 28 de outubro, na Praça Tereza Batista, Pelourinho. Como se três dias de grandes shows não fosse o bastante, essa edição do Bigbands ainda conta com uma bombada festa de encerramento: as bandas Macaco Bong (MT), Tentrio (BA), Vendo 147 (BA) e o dj Big Bross se reúnem no dia 3 de novembro, no Portela Café, para fechar o Festival com chave de ouro! Confira abaixo a programação completa dos shows:

# 26.10.2012 (sexta-feira), a partir das 20h
Local: Praça Tereza Batista
Ingressos: entrada gratuita
Atrações:
Fúria Consciente (BA)
Irmão Carlos e O Catado (BA)
Cabruêra (PB)

# 27.10.2012 (sábado), a partir das 17h
Local: Praça Tereza Batista
Ingressos: entrada gratuita
Atrações:
Hessel (BA)
Festenkois (MG)
Bestiário (BA)
Headhunter D.C (BA)

# 28.10.2012 (domingo), a partir das 17h
Local: Praça Tereza Batista
Ingressos: entrada gratuita
Atrações:
Gozo de Lebre (BA)
Tangerina Jones (Feira de Santana)
Modus Operandi (BA)
Messias (BA)
Graforréia Xilarmônica (RS)

# 03.11.2012 (sábado), a partir das 23h
Festa de encerramento do Festival Bigbands
Local: Portela Café
Ingressos: R$20
Atrações:
Tentrio (BA)
Vendo 147 (BA)
Macaco Bong (MT)
DJ BigBross (BA)

SERVIÇO
Festival Bigbands 2012
Quando: 22 a 28 de outubro | 3 de novembro
Onde: Praça Tereza Batista| Portela Café
Quanto: Grátis | R$20
Classificação etária: livre | 18 anos
Realização: Coletivo Quina Cultural em parceria com o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI)

18 de setembro de 2012

Comunicado sobre o Festival Bigbands 2012


Informamos que o Festival Bigbands 2012 NÃO está com inscrições abertas para seleção de bandas e artistas. A programação dos shows já está fechada e vocês poderão ter acesso a ela acompanhando as próximas atualizações do blog e também através da nossa página no Facebook.



15 de setembro de 2012

Festival Bigbands vem aí!


Tradicionalmente conhecido por promover uma programação cultural que agrega diversas atividades relacionadas à cultura e shows que possibilitam o intercâmbio entre bandas locais e de outros estados - e até mesmo países - o Festival Bigbands chega a seu quinto ano trazendo para Salvador grandes nomes da cena independente de música.


Entre os dias 22 e 28 de outubro a cidade contará com palestras, mesas de debate e oficinas que trarão como pauta temas referentes à cultura. Como não podia ser diferente, o Bigbands também irá promover diversos shows musicais, com atrações renomadas que se apresentarão na Praça Tereza Batista, no Pelourinho. O encerramento do Festival acontece no dia 3 de novembro, no Portela Café, e também será marcado por shows de grandes bandas que você fica sabendo acompanhando os próximos posts!

Confira abaixo duas das ilustres atrações confirmadas para esse grande evento:


CABRUÊRA (Campina Grande, PB) -
www.cabruera.com.br


Com mais de 13 anos de carreira e com passagens por importantes festivais no Brasil e na Europa, a banda reúne os músicos Arthur Pessoa (voz, violão e escaleta), Pablo Ramires (bateria), Edy Gonzaga (baixo) e Leo Marinho (guitarra), que possuem diversas influências, desde o cancioneiro popular da Paraíba, até a música eletrônica.



O grupo carrega na bagagem diversas turnês no Brasil e no exterior, participando de festivais na Inglaterra, Dinamarca, Itália, República Tcheca, Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Suíça e Portugal. No Brasil já passaram por importantes festivais, como o Abril Pro Rock, Goiânia Noise, Rec Beat, Mada, Calango, Porto Musical, Feira Musica Brasil entre diversos outros.

Com músicas incluídas em diversas coletâneas lançadas no Brasil, Japão, EUA, Portugal, França e Alemanha, a CABRUÊRA gravou os CDs Cabruêra (2000), Samba da Minha Terra (2004), Sons da Paraíba (2005), Visagem (2010), e atualmente está lançando seu quinto álbum, Nordeste Oculto (2012), que foi patrocinado através da seleção pública do Programa Petrobras Cultural.


Headhunter D.C. (Salvador, Bahia) -  www.headhunterdc.net

Com 25 anos de estrada, a Headhunter D.C. é considerada a banda de Death Metal mais antiga em constante atividade do Norte/Nordeste brasileiro. Acredita-se que sua existência está praticamente ligada à história do gênero, pois a banda faz parte do desenvolvimento inicial, propagação e manutenção do estilo em seu estado mais puro mundo afora. 

Formado genuinamente pelo guitarrista Paulo Lisboa, o grupo possui como composição atual Sérgio “Baloff” Borges nos vocais, Paulo Lisboa e George Lessa nas guitarras, Zulbert Buery no baixo, e Daniel Brandão na bateria, e seguem fazendo shows do seu mais recente trabalho“...In Unholy Mourning...”.

12 de setembro de 2012

Novidade: hoje ocorre o lançamento do "Bigbands vai à escola"



      No mês de outubro, entre os dias 9 e 11 e 17 e 19, os alunos das escolas municipais soteropolitanas Teodoro Sampaio e Barbosa Romeu participam do “Bigbands vai à escola”, ação integrante da programação do Festival Bigbands que visa levar a jovens estudantes arte, cultura e educação através de oficinas de breakdance, MC (rimas improvisadas), grafite e DJ.
      O projeto, que conta com o apoio da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) e tem parceria com a Rede Municipal de Ensino de Salvador, é uma realização do coletivo Quina Cultural e faz parte das ações da Universidade das Culturas (Unicult), que, em parceria com a Universidade Livre Fora do Eixo (UniFDE), propõe colaborar com a educação levando às escolas elementos que estejam diretamente ligados à cultura popular da classe jovem. Os alunos terão a oportunidade de participar de oficinas, ministradas por artistas do cenário Hip hop de Salvador, que ocorrerão em três dias, sendo o último destinado à apresentação dos resultados das atividades feitas com os estudantes e ao show do grupo Fúria Consciente.

As oficinas

      Através da realização de oficinas que trabalharão os pilares do movimento hip hop, O “Bigbands vai à escola” proporciona a integração de várias áreas, fazendo um trabalho interdisciplinar com o objetivo de ter a arte como meio de exploração de capacidades cognitivas, estimulando a fruição e a criação artística, e também discutindo direitos e deveres dos cidadãos.
      O lançamento do projeto ocorre  hoje (12 de setembro) e também no dia 19, respectivamente nas escolas Teodoro Sampaio e Barbosa Romeu, que receberão os oficineiros e a banda Fúria Consciente para apresentarem uma amostra do que os alunos irão encontrar em outubro. Nessa oportunidade a direção de cada instituição informará como os estudantes deverão proceder para se inscreverem gratuitamente em uma das quatro oficinas oferecidas, que ocorrerão simultaneamente e trabalharão os pilares da cultura hip hop:

-  Oficina de DJ, ministrada por
DJ Leandro, que já tocou com MC Daganja e com Magary Lord, além de ser proprietário do FreedomSoulREC, principal estúdio especializado em Rap da Bahia;

- Oficina de breakdance, com o
B.boy Ananias, arte-educador e dançarino no  Blackitude - Vozes Negras da Bahia e na Liga Baiana de B.Boys e B.Girls;

- Oficina de Rap, com a
Mc Vivi Akuabá, educadora musical com formação em Canto Erudito/Coral pelo SESI, e em flauta doce através do projeto “Sopro Novo – Yamaha Musical do Brasil”;

- Oficina de Grafite, com o arte-educador
Lee 27, que tem na bagagem diversos trabalhos com o grafite, como o projeto “Salvador graffita” (2005 – 2008), que lhe proporcionou um Intercâmbio cultural pela França, Alemanha, Espanha e Itália.

Show de encerramento

      O encerramento das atividades nas duas escolas será marcado pela realização de uma intervenção cultural promovida pelos alunos, que mostrarão o resultado do aprendizado dos dois dias de oficinas. A ocasião também contará com o show da banda Fúria Consciente, nome de peso do Hip hop baiano que já participou de diversos festivais de música com grandes nomes da cena nacional e internacional, como Racionais Mcs (abrindo três shows), Ariana Puelo (Republica dominicana), MV BILL, e também o Ilê Aiyê, Lazzo Matumbi, e Gerônimo.

Festival Bigbands

      O “Bigbands vai à escola” é um aquecimento para a programação do Festival Bigbands, a ser realizado entre os dias 22 e 28 de outubro e 03 de novembro, em Salvador. Tradicionalmente conhecido por promover uma programação cultural que agrega oficinas, mesas e palestras com temas relacionados à cultura, e diversos shows que possibilitam o intercâmbio entre bandas locais e de outros estados, e até mesmo países, o Bigbands esse ano vai além, procurando também levar arte ao ensino público. Acompanhem nossas atualizações e fique por dentro das atrações já confirmadas nesse festival, que promete mais uma vez movimentar a cena cultural da cidade!


SERVIÇO

O que: “Bigbands vai à escola”
Onde: Escolas municipais Teodoro Sampaio, em Santa Cruz, e Barbosa Romeu, em São Cristóvão.
Quando: 09 a 11 de Outubro (Teodoro Sampaio) e 17 a 19 de Outubro (Barbosa Romeu), das 8h às 12h e de 13h às 17h.
Quanto: grátis e exclusivo para os estudantes das escolas, mediante inscrições prévias, a serem realizadas a partir do dia 12 de setembro (Teodoro Sampaio) e do dia 19 de setembro (Barbosa Romeu).


ASSESSORIA DE IMPRENSA
Larissa d’Eça
(71) 8603-2083 | 9278-0478
e-mail: ascom.quina@gmail.com