31 de outubro de 2012

Festival Bigbands promove festa que reúne grandes nomes do rock instrumental

Nesta quinta-feira, véspera do feriado, Salvador recebe as bandas Macaco Bong (MT), Vendo147 (BA) e Tentrio (BA) para uma noite de rock instrumental: trata-se do encerramento da etapa musical do Festival Bigbands, que agitou o Largo Tereza Batista no último fim de semana. A festa, que ocorre a partir das 23h com ingressos a R$20, tem parceria com o projeto Traz de Fora, promovido pelo Portela Café, local dos shows. A ocasião ainda conta com a discotecagem do Dj Bigbross, que leva ao público muito Rockabilly, country, blueGrass, swing, e garage 60.

Festival Bigbands 

Após três noites badaladas de shows gratuitos no Largo Tereza Batista, o Festival Bigbands encerra sua etapa musical trazendo a Salvador o trio Macaco Bong em turnê pelo seu mais novo trabalho, This is Rolê. Com um som marcante, a banda apresenta seu rock instrumental com doses de world music, jazz, fusion folk e house junto à já consagrada Vendo147, que inova ao ser uma das pioneiras a possuir o clone-drum - uma invenção na qual dois bateristas dividem uma única bateria, tocando no mesmo bumbo em completa sincronia -, e a Tentrio, power trio de rock instrumental com influências das abstrações post-rock. 

Comemorando sua 5ª edição, o Festival Bigbands altera sua estrutura original dando um grande salto qualitativo nas atividades relacionadas à cultura: além de desenvolver, no início do mês de outubro, o projeto Bigbands vai à escola - iniciativa que levou oficinas de breakdance, Dj, graffite e Mc a estudantes de escolas municipais da cidade -, promove nos dias 23 e 24 de novembro o Encontro de Formação Unicult – Bahia, proporcionando a discussão e troca de experiências entre educadores, artistas, gestores e pesquisadores nas áreas de educação e cultura, para a construção de iniciativas conjuntas no marco da Universidade das Culturas (Unicult) no estado.

Serviço
O que: Encerramento da etapa musical do Festival Bigbands
Quem: Macaco Bong (MT), Tentrio (BA), Vendo147 (BA) e DJ BigBross
Quando: Quinta-feira (1º), às 23h
Quanto: R$ 20 
Onde: Portela Café
Classificação: 18 anos
Realização: Coletivo Quina Cultural

S

26 de outubro de 2012

Hoje é dia de Bigbands, bebê!



Finalmente é chegado o grande dia! O Festival Bigbands 2012 dá início a sua série de shows logo mais, às 20h, no Largo Tereza Batista, com as atrações Fúria Consciente, Irmão Carlos e O Catado e uma das bandas mais aguardadas: CABRUÊRA! Só conhece essa ou aquela banda? Não tem problema! Fizemos um pequeno resumo do trabalho de cada uma, confere aí!

Bestiário (Salvador, BA) - http://www.tortofonogramas.com/bestiario/
Quarteto formado pelo ex-vocalista da Úteros em Fúria e músicos de diversas bandas de Salvador, a banda de rock pesado estremece os palcos com o seguinte time: Mauro Pithon, no vocal,  Nuno Norris, nos graves, Wallie Beerman, na guitarra, e Dimmy Drummer, nas baquetas. Com um trabalho produzido pela banda em conjunto com André T (Cascadura, Nancyta, Retrofoguetes) e lançado pela Torto Fono Gramas, seu mais novo disco foi gravado entre 2009 e 2011 e conta com as participações de CH Straatmann (Retrofoguetes) no baixo, e de Fernanda Monteiro (Dois Em Um) no violoncelo.

CABRUÊRA (Campina Grande, PB) - www.cabruera.com.br
Com mais de 13 anos de carreira e com passagens por importantes festivais no Brasil e na Europa, a banda reúne os músicos Arthur Pessoa (voz, violão e escaleta), Pablo Ramires (bateria), Edy Gonzaga (baixo) e Leo Marinho (guitarra), que possuem diversas influências, desde o cancioneiro popular da Paraíba, até a música eletrônica.

O grupo carrega na bagagem diversas turnês no Brasil e no exterior, participando de festivais na Inglaterra, Dinamarca, Itália, República Tcheca, Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Suíça e Portugal. No Brasil já passaram por importantes festivais, como o Abril Pro Rock, Goiânia Noise, Rec Beat, Mada, Calango, Porto Musical, Feira Musica Brasil entre diversos outros. Com músicas incluídas em diversas coletâneas lançadas no Brasil, Japão, EUA, Portugal, França e Alemanha, a CABRUÊRA gravou os CDs Cabruêra (2000), Samba da Minha Terra (2004), Sons da Paraíba (2005), Visagem (2010), e atualmente está lançando seu quinto álbum, Nordeste Oculto (2012), que foi patrocinado pelo Banco do Nordeste (BNB/BNDES).


DJ Bigbross (Salvador, Bahia)- http://www.myspace.com/bigbrossrecords
Conhecido como um dos maiores produtores da cena independente do rock em Salvador, além de pesquisador e grande conhecedor da cultura musical nacional e internacional, Dj Bigbross é presença constante em diversas festas da cidade e já levou seu som para São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza. Rockabilly, country, blueGrass, swing, e garage 60 fazem parte do seu set list.


Festenkois (Belo Horizonte, Minas Gerais) - http://festenkois.tnb.art.br/
Formada em 2008 e composta por Luiz Ramos (bateria e voz), Patricia Yegros (baixo e voz) e Rafael Dantas (guitarra e voz), a Festenkois procura fazer um trabalho autoral, investindo em composições com letras em inglês que mesclam andamentos variados, dissonâncias e dinâmicas inusitadas. As referências vão desde o stoner rock até o grunge, passando pelo noise e o heavy metal. Em 2011 a banda se apresentou no festival mineiro Transborda, sendo eleita, por votação popular, como a realizadora do melhor show daquele ano, que contou com a participação de 52 bandas. Também foi uma das bandas selecionadas a integrar o DVD comemorativo de 10 anos do festival Rock Feminino.

Fúria Consciente (Salvador, Bahia) - http://www.myspace.com/fconsciente
Nome de peso do hip hop baiano, o Fúria Consciente nasceu em 1998 e é formado pelos ativistas e militantes do movimento negro YogiNkrumah, AbeU, Duendy1, Beto e Mara Ashantwa, que buscam aliar a música a projetos sociais e pedagógicos.

Com uma extensa bagagem de ações culturais e prestes a lançar seu mais recente trabalho, produzido pelo DJ Leandro no estúdio Freedom Soul Records, principal estúdio especializado em Rap da Bahia, o grupo já participou de diversos festivais de música com grandes nomes da cena nacional e internacional, como Racionais Mcs (abrindo três shows), Ariana Puelo (República dominicana), MV BILL, e também o Ilê Aiyê, Lazzo Matumbi, e Gerônimo.

Gozo de Lebre (Salvador, Bahia) - http://www.gozodelebre.tnb.art.br/
Criada em meados de 2011, a banda carrega o sentimento do verdadeiro rock'n'roll e suas raízes, com pegadas variadas do antigo Blues. Com influências das bandas ACDC, Motorhead, e as brasileiras Baranga e Motorocker, a Gozo de Lebre é formada pelo guitarrista Thiago Schindler, o baterista Enrique Araújo, o vocalista e guitarrista Mateus Prates e o baixista Daniel Souza.  O grupo apresenta o seu trabalho no cd "Rock até umas horas", que rendeu um videoclipe da música “Barulho”, produzido por Alex Coleman, diretor de filmes e do clipe 'Memórias', da artista Pitty.

Graforréia Xilarmônica (Rio Grande do Sul) - http://www.myspace.com/graforreia
Completando este ano 25 anos de carreira, a Graforréia Xilarmônica é uma banda única no cenário nacional, que além de possuir uma irreverência nonsense carrega uma aura cult e um mix de investigação sonora com velharias. Responsáveis pelo hit “Amigo Punk”, o grupo é formado pelos músicos Frank Jorge, Marcelo Birck, Carlo Pianta e Alexandre Birck, que juntos possuem composições gravadas por outros artistas, como Pato Fu (“Eu” e “Nunca Diga”), Wander Wildner (“Amigo Punk”, “Empregada”) e Banda Repolho (“O Rock Não Tem Cura”).

Headhunter D.C. (Salvador, Bahia) -  www.headhunterdc.net
Também completando seu 25º aniversário, a Headhunter D.C. é considerada a banda de Death Metal mais antiga em constante atividade do Norte/Nordeste brasileiro. Acredita-se que sua existência está praticamente ligada à história do gênero, pois a banda faz parte do desenvolvimento inicial, propagação e manutenção do estilo em seu estado mais puro mundo afora.

Formado genuinamente pelo guitarrista Paulo Lisboa, o grupo possui como composição atual Sérgio “Baloff” Borges nos vocais, Paulo Lisboa e George Lessa nas guitarras, Zulbert Buery no baixo, e Daniel Brandão na bateria, e seguem fazendo shows do seu mais recente trabalho“...In Unholy Mourning...”.
           
Hessel (Salvador, Bahia) - http://hessel.tnb.art.br/
O Hessel é um power trio instrumental que preza em manter a energia e a visceralidade do rock 'n' roll intactas. No início de 2000, ainda em seu estágio embrionário, o Hessel acumulou a experiência de amigos em diversas vertentes do rock – do indie ao death metal, passando pelo funk rock. Em 2010, Zé Felipe (guitarra) e Mário Baqueiro (baixo) passaram a investir na música instrumental, explorando timbres e afinações fora do padrão. O núcleo da banda convidou Louis, baterista de grupos significativos do heavy metal baiano (Drearylands, Mystifier, Carnified) e do Camisa de Vênus, para gravar o seu primeiro EP, lançado pela Torto Fono Gramas. Após a partida de Louis, a banda estabiliza a sua formação com o baterista Lucas Furtado (Ex-Pandora, Funk Farsa).

Irmão Carlos e O Catado (Salvador, Bahia) - www.myspace.com/irmaocarloseocatado
Promovendo shows com intervenções e performances, Irmão Carlos e O Catado é um grupo formado por Irmão Carlos (voz e efeitos reciclados), Helder El-Bachá (baixo e voz), Duda Brandão (guitarra), Dani Mota (percussão e voz), e Sidnei Santos Rasta (bateria), que juntos produzem um som que usa como terreno a black music, e o rock’n’roll, associados à psicodelia e uma percussão desenvolvida com reutilização de objetos de cozinha, da rua, e do lixo, ou qualquer coisa que se reaproveite em forma de som.       

Surgido em 2003, já tocou nas principais casas de shows de Salvador e também em algumas cidades do interior. Além disso, conta com participações em importantes festivais, como o Garage Rock, a Bienal da UNE (PE), e o Festival de Verão Salvador. Responsável desde 2004 pelo projeto “Domingo de Cabeça pra Baixo”, que acontece aos domingos e sempre traz como convidado uma banda da cena alternativa local ou de outras cidades, Irmão Carlos lançou esse ano mais um trabalho: o disco “Agora é agora, depois é depois”.

Macaco Bong (Cuiabá, Mato Grosso) - http://macacobong.com.br/this-is-role/
Nascido em 2004, o trio Macaco Bong é hoje um dos grandes nomes da música independente brasileira. Trabalhando num modelo autogestionário em rede, a banda circula o Brasil e o mundo mostrando no palco um rock instrumental pulsante e hipnótico, com influências de world music, jazz, fusion folk e house.

Formada por Bruno Kayapy (guitarra), Ynaiã Benthroldo (bateria) e Gabriel Murilo (baixo), o trio contabiliza cerca de 600 shows na carreira, apresentado-se em quase todos os estados brasileiros pelos palcos mais diversos: de inferninhos e pubs, em pequenas e grandes cidades, até grandes festivais como Planeta Terra, SWU, Goiânia Noise, Rec-Beat e Calango. A banda investe no desenvolvimento de uma carreira internacional circulando pelo Canadá (Pop Montreal), Espanha (Primavera Sounds), Uruguai e Chile, além de várias incursões na Argentina, criando e consolidando conexões da música independente brasileira pelo mundo. A Macaco Bong conta com três trabalhos lançados: o álbum  "Artista Igual Pedreiro" (eleito pela revista Rolling Stone como melhor disco do ano de 2008); "Verdão e Verdinho" (EP - 2011); e o "This is Rolê" lançado em setembro de 2012.

Messias (Salvador, Bahia) - www.messias.art.br
Após um período afastado dos palcos (o que incluiu uma temporada acadêmica na New York University), Messias, líder do grupo "brincando de deus”, lançou seu primeiro trabalho solo no final de 2010: “Escrever-me, Envelhecer-me, Esquecer-me” é um álbum triplo composto de 32 faixas que chegou a ser eleito, por diversos blogs e jornalistas, o melhor daquele ano. Além do seu trabalho solo e à frente da brincando de deus, Messias é doutor em Comunicação e professor da Universidade Federal da Bahia, onde trabalha com música e cultura digital. Mas é a dimensão estética de sua música que conferiu o reconhecimento do artista por suas melodias e textos apurados.

Modus Operandi (Salvador, Bahia) - http://tnb.art.br/rede/modusoperandi
Criada no ano de 1996, a banda, que descreve seu som como uma mistura do gótico, industrial, Pós Punk, Robot Rock e psicodelia, abole a guitarra e a substitui pela furadeira, utilizando-se de um contrabaixo “mutante” graças ao uso de distorção e efeitos. Com o vocalista David assumindo o sintetizador, Henrique “Letárgico” (contrabaixo), Marcos (sucatas, furadeira, e outros efeitos) e Eduardo (bateria), a Modus Operandi já tocou dois anos no maior evento gótico/pós punk do Brasil, o Woodgothic Festival, além de abrir o inédito show da banda belga de EBM The Klinik. Em Salvador, já se apresentou no Darktronic Live, o maior festival de Gothic Rock/Pós Punk do Nordeste, realizado no Pelourinho.

Tangerina Jones (Feira de Santana, Bahia) - http://tnb.art.br/rede/tangerinajones
Formada por Rodrigo Santos, Hebert Almeida, Eduardo Quintela, Lucas Lira, Ronielder Sampaio e Marcelo Miranda, a Tangerina Jones nasceu da vontade de criar. Não surgiu como uma banda de Rock, Blues, Folk, Musica brasileira, enfim, não a partir de qualquer molde a não ser a musica que pode nascer de alguma inspiração, esteja ela onde estiver. O seu estilo é a falta de estilo, assumido em encontrar na arte do passado algo que aponte não uma direção, mas uma saída: a criação pela criação, a canção, que tem nela mesma um sentido grandioso e pode ser percebido por qualquer ser humano de sensibilidade.

Tentrio (Salvador, Bahia) - http://tentrio.tnb.art.br/
A Tentrio é um power trio de rock instrumental formado em 2008 com influências das abstrações post-rock, buscando uma harmonia com o rock clássico, com fluência e objetividade. A banda, que toca pela segunda vez no Festival Bigbands, é formada por Thiago Jende (bateria), Eduardo César (guitarra) e João Marques (baixo), que juntos acabam de lançar o primeiro disco, "Melville", gravado, mixado e masterizado por Jera Cravo, no Estúdio 60.

Vendo 147 (Salvador, Bahia) -  www.vendo147.com
A Vendo 147 é uma banda de rock que inova ao ser uma das pioneiras a possuir o clone-drum, uma invenção importada da Suíça onde dois bateristas dividem uma única bateria, tocando no mesmo bumbo e em completa sincronia. 

Formada por Glauco Neves e Dimmy "O Demolidor" Drummer, os “bateristas-clones”; Enio Nogueira e Bruno Balbi, nas guitarras; e Caio Parish, no baixo, todos possuindo significativos trabalhos anteriores, a banda é destaque aonde toca e vem marcando presença nos mais diversos festivais do país, dentre eles o Bigbands, onde se apresentam mais um ano.

19 de outubro de 2012

18 de outubro de 2012

Festival Bigbands promove em Salvador o encontro entre gerações de artistas nacionais



Tradicionalmente conhecido por promover uma programação que agrega atividades relacionadas à cultura e shows que possibilitam o intercâmbio entre artistas de todo o país, o Festival Bigbands chega a seu quinto ano trazendo para Salvador grandes nomes da cena independente de música: de 26 a 28 de outubro o Largo Tereza Batista, no Pelourinho, conta com shows gratuitos de grandes bandas, como Cabruêra (PB), Graforréia Xilarmônica (RS), e a baiana Headhunter D.C. O encerramento da etapa musical acontece no dia 1º de novembro, no Portela Café, Rio Vermelho, e é marcada pelos shows das atrações Macaco Bong (MT), Tentrio (BA), Vendo 147 (BA), e discotecagem do DJ BigBross.

Comemorando sua 5ª edição, o Festival Bigbands altera sua estrutura original dando um grande salto qualitativo nas atividades relacionadas à cultura: além de desenvolver desde o início do mês o projeto Bigbands vai à escola - iniciativa que leva oficinas de breakdance, Dj, graffite e Mc a estudantes de escolas municipais da cidade -, promove nos dias 23 e 24 de novembro o Encontro de Formação Unicult – Bahia, cujo objetivo é proporcionar  a troca de experiências entre educadores, artistas, gestores e pesquisadores nas áreas de educação e cultura, para a construção de iniciativas conjuntas no marco da Universidade das Culturas (Unicult) no estado.

O evento é uma realização do Coletivo Quina Cultural e conta com o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão que tem por finalidade implementar políticas de valorização e fortalecimento, pelo Estado, das manifestações populares e de identidades - e da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), em parceria com a Rede Municipal de Ensino de Salvador e a Universidade Livre Fora do Eixo (UniFDE).O Bigbands está integrado à Rede Brasil de Festivais Independentes, o que coloca a Bahia na rota de importantes festivais e a torna uma potencial plataforma de difusão, circulação e formação, pois além de funcionar como Campus temporário da Unicult, ainda fomenta um grande e importante intercâmbio de bandas locais com artistas de outras regiões do país”, explica a produtora Cássia Cardoso, coordenadora do projeto.   

12 de outubro de 2012

Alunos da escola Teodoro Sampaio dão um show no encerramento do projeto Bigbands vai à escola


A tarde desta quinta-feira (11), véspera do Dia das Crianças, foi animada na Escola Municipal Teodoro Sampaio, em Santa Cruz. Cerca de 980 alunos, entre 8 a 18 anos, do Ensino Fundamental I e II, participaram do “BigBands vai à escola” – ação que visa levar a jovens estudantes arte, cultura e educação através de oficinas de breakdance (dança de rua), MC (rimas improvisadas), grafite e DJ.

Ao som da banda de hip-hop Fúria Consciente – formada pelos DJs Joelson Yogi e Leandro e Dim MC –, os alunos puderam colocar em prática as oficinas que participaram desde a última terça-feira (9). “Eles já cantaram, dançaram, grafitaram, mixaram, está sendo uma festa aqui na escola. Foi uma experiência nova que surpreendeu a todos e se estabeleceu um clima de paz na escola”, explica a gestora Maria de Lourdes Torres. Segundo a diretora, o projeto motivou ainda criar novas estratégias de trabalho para que todos fossem contemplados com uma semana diferente, como as oficinas de alimentação saudável, canto em inglês, artesanato e cinema. “Gostamos muito das oficinas. Hoje mesmo foi super legal, trabalhamos com música e arte. Por exemplo, aprendemos a música Chocolate e depois fizemos uma árvore de semente de girassol”, contam as amigas Fabiana Monteiro (11 anos), Stella Santana (11), Joseane Alcântara (10) e Jaqueline Reis (11) – todas do 5º ano.

A próxima unidade a receber o projeto é a Escola Municipal Barbosa Romeu, em São Cristóvão. Os alunos participarão das oficinas entre os dias 17 e 19 de outubro.


Festival 


O “BigBands vai à escola” é um aquecimento para a programação do Festival BigBands a ser realizado entre os dias 22 e 28 de outubro e 3 de novembro, em Salvador. Tradicionalmente conhecido por promover uma programação cultural que agrega oficinas, mesas e palestras com temas relacionados à cultura, o evento também proporciona o intercâmbio entre bandas locais, de outros estados e até mesmo internacionais.


De acordo com a coordenadora de Arte da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cássia Cardoso, o projeto tem o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) em parceria com a Secult. “O Bigbangs é uma forma eficiente de levar a cultura às escolas através do hip-hop, que além de ser um movimento social, trabalha com linguagens artísticas em que os nossos alunos se identificam”.

A coordenadora afirma ainda que o projeto é uma realização do coletivo de produção cultural Quina Cultural e faz parte das ações da Universidade da Cultura Livre (Unicult). “Em parceria com a Universidade Livre Fora do Eixo (UniFDE), o Bigbands propõe colaborar com a educação levando às escolas elementos que estejam diretamente ligados à cultura popular da classe jovem”, completa Cássia.



Conteúdo retirado do site:

8 de outubro de 2012

1º dia do projeto "Bigbands vai à escola" acontece amanhã

Na semana do dia das crianças os alunos da escola municipal Teodoro Sampaio terão a oportunidade de participar de três dias de atividades artísticas e educativas: trata-se do "Bigbands vai à escola”, ação integrante da programação do Festival Bigbands, que visa levar a jovens estudantes arte, cultura e educação através de oficinas de breakdance, MC (rimas improvisadas), grafite e DJ. 


O projeto, que também será realizado na escola Barbosa Romeu (de 17 á 19 de outubro), conta com o apoio da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), tem parceria com a Rede Municipal de Ensino de Salvador, e faz parte das ações da Universidade das Culturas (Unicult), que, junto à Universidade Livre Fora do Eixo (UniFDE), propõe colaborar com a educação levando às escolas elementos que estejam diretamente ligados à cultura popular da classe jovem. 


As oficinas são gratuitas e têm como educadores alguns artistas de peso no cenário do hip hop baiano: DJ Leandro (oficina de DJ), já tocou com MC Daganja e com Magary Lord, além de ser proprietário do FreedomSoulREC, principal estúdio especializado em Rap da Bahia; B.boy Ananias (oficina de breakdance), arte-educador e dançarino no Blackitude - Vozes Negras da Bahia e na Liga Baiana de B.Boys e B.Girls; Mc Vivi Akuabá (oficina de Rap), educadora musical com formação em Canto Erudito/Coral pelo SESI, e em flauta doce através do projeto “Sopro Novo – Yamaha Musical do Brasil”; e Afro (oficina de graffiti), graffiteiro e artista plástico que tem na bagagem diversos trabalhos com alunos de escolas da capital e responsável pelas ilustrações na fachada externa do Hospital Couto Maia.

O encerramento das atividades nas duas escolas será marcado pela realização de uma intervenção cultural promovida pelos alunos, que mostrarão o resultado do aprendizado dos dois dias de oficinas. A ocasião também contará com o show da banda de hip hop Fúria Consciente, que já tocou ao lado de grandes artistas, como Racionais Mcs (abrindo três shows), Ariana Puelo (Republica dominicana), MV BILL, e também o Ilê Aiyê, Lazzo Matumbi, e Gerônimo.


SERVIÇO
O que: “Bigbands vai à escola”
Onde: Escolas municipais Teodoro Sampaio, em Santa Cruz, e Barbosa Romeu, em São Cristóvão.
Quando: 09 a 11 de Outubro (Teodoro Sampaio) e 17 a 19 de Outubro (Barbosa Romeu), das 8h às 12h e de 13h às 17h.
Quanto: grátis e exclusivo para os estudantes das escolas

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Larissa d’Eça
(71) 8603-2083 | 9278-0478
e-mail: ascom.quina@gmail.com