14 de julho de 2010

Vendo 147 no Conexão Vivo





Pioneira no Brasil a apresentar o clone drum – dois bateristas dividindo o mesmo instrumento -, a banda Vendo 147, formada pelos bateristas-clones Glauco Neves e Dimmy "O Demolidor" Drummer, pelos guitarristas Pedro Itan e Duardo Costa e pelo baixista Caio Parish, apresenta-se no final de julho na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (BA), através do projeto Conexão Vivo
            
A segunda etapa do Conexão Vivo - a primeira ocorreu entre os dias 31/05 e 05/06, na praça localizada no antigo Clube Português - conta com as apresentações de dez artistas selecionados através de uma curadoria especial, sendo um dos artistas escolhido por voto popular, e visa levar à população cultura e boa música, a preços populares. 

Contemplada pelo projeto e movida pela ousadia, a Vendo 147 encara o desafio de se apresentar em meio à gravação, iniciada neste mês de julho, do seu primeiro álbum, produzido pelo renomado produtor baiano andré t. Também com show agendado para o Festival de Inverno de Garanhuns (PE), no dia 24/07, a banda se apresenta no dia 26/07, a partir das 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves.

Serviço:

O quê: Festival de Inverno de Garanhuns (PE), com as bandas Doxo, Borboleta Prematura,
Vendo 147 (BA) e Lula Cortes.
Quando: 24 de julho, a partir das 18h
Onde: Parque Euclides Dourado (Palco Pop)

O quê: Show da banda Vendo 147 no Conexão Vivo
Quando: 26 de julho, a partir das 20h
Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves
Quanto: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia-entrada)

Foto: Bruno Sarraf

13 de julho de 2010

Dia Mundial do Rock na Casa da Música



Hoje o Dia Mundial do Rock (13 de julho) vai ser comemorado também em Salvador, em um evento com entrada franca que acontece na Casa da Música (Parque Metropolitano do Abaeté – informações: 3116-1511), das 14 às 22h. O evento é uma realização da CUFA Itapuã.

Na parte da tarde, a partir das 14h, acontece o bate papo musicado com o tema “O ROCK PODE MUDAR O MUNDO? – a música como instrumento de transformação social”. O debate conta com a participação de Amadeu Alves (Casa da Música), Danillo Bitencourt ( CUFA Itapuã), Analu Franca (CUFA Itapuã), Cassia Cardoso (Fora do Eixo), Cleber Silva (Clube do Rock), Fabio Shiva (Mensageiros do Vento), Fabricio Barretto (Mensageiros do Vento), Fernando Mariano (MIC) e João Ninguém (UCSAL). 

Em seguida é a vez de André Mesquita apresentar o seu trabalho sobre a espiritualidade nas letras de Raul Seixas, com direito a muitas canções de Raulzito. E a partir das 18h começam os shows das bandas Antonio Sem Medo, Chakra, Rhendra Nadyer e Trilho. Haverá também uma exposição com obras dos artistas plásticos Yago Avelar (graffite), Rebeca Barros ( bijouterias com pet) e Jorge Mutação (arte em sucata).

O lado social da festa fica por conta das inscrições para o serviço voluntário. Ao invés da tradicional doação de um quilo de alimento, as pessoas serão convidadas a doarem de si mesmas, através da inscrição para serviço voluntário em projetos sociais da CUFA Itapuã, tais como a gincana ecológica de limpeza nas dunas do Abaeté que acontecerá no dia 25 de julho, das 8h às 13h.

Dia Mundial do Rock

Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres naInglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen,Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath. Foi transimtido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano. Desde então o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.

Essa data evoca bem mais que uma pura celebração musical. Ela simboliza a força que as pessoas têm quando se unem para fazer o bem, para ajudar outras pessoas. O Dia Mundial do Rock é sobretudo uma data que celebra a fraternidade e a conscientização.

Inspirada nesses ideais, a CUFA Itapuã realizou em 13 de julho de 2009 a primeira edição do Dia Mundial do Rock em Salvador. Uma celebração da cultura e da diversidade para os jovens soteropolitanos, em plena praça Dorival Caymmi, em Itapuã. A iniciativa pioneira na Bahia foi coroada de êxito, com maciça participação do público e excelente cobertura da imprensa.

Para 2010, a proposta é levar esses ideais ainda mais alto, reforçando o papel social da música e estimulando a participação voluntária em atividades de conscientização ambiental. O espaço para a realização do evento não poderia ser mais propício: a Casa da Música no Parque Metropolitano do Abaeté.




Contato:
Analu Franca – Coordenadora da CUFA Itapuã
(71) 3286-7589 / 8830-7528

12 de julho de 2010

Rogério Brito fala sobre distribuição

No próximo dia 12 de julho, segunda-feira, Rogério Brito conversa sobre produção e distribuição independente, contando tudo sobre a história do Big Bross Records, dando dicas de como montar um selo, como estabelecer uma relação boa de negociação com os artistas, divulgação e outras coisas importantes. O bate-papo começa às 20 horas, no Twitter do Quina Cultural. Fiquem ligados!

7 de julho de 2010

Cena independente fortalecida também nos interiores


A partir da compreensão da necessidade de descentralizar o fomento da cultura, o Quina Cultural, ponto de referência do Circuito Fora do Eixo na Bahia, assumiu a responsabilidade de apoiar a formação de coletivos pelo interior do Estado.

Um desses é o Coletivo Suíça Baiana, de Vitória da Conquista. Em uma ação conjunta com o Quina, levamos a banda parceira Pirigulino Babilake para a abertura da série Noites Fora do Eixo em Vitória da Conquista e tivemos um grande sucesso na sua realização! O evento, ocorrido na última quinta, 1º de julho, contou com transmissão ao vivo pelo Twitter e lotou o Viela Sebo-Café, fazendo com que a banda retornasse para um bis no dia seguinte.

Tendo em vista o sucesso da Noite Fora do Eixo, fica clara a importância que os coletivos têm na fomentação e circulação da cultura, ainda mais em se tratando de localidades fora dos grandes centros urbanos, como as capitais. Já é sabido que o interior têm sim demanda de público para o consumo de muitos produtos, resta ao Quina Cultural apoiar o surgimento e a consolidação desses novos movimentos culturais que consequentemente fortalecerão o Circuito Fora do Eixo Bahia. Sucesso ao Suíça Baiana e que venham mais parceiros desse interiorzão!

Foto: Coletivo Suíca Baiana

6 de julho de 2010

Entrevista de Dimmy no blog Meus Sons


Em recente entrevista ao blog Meus Sons, Dimmy "O Demolidor" Drummer - produtor cultural há 17 anos e baterista da banda Vendo 147 - fala sobre o mercado e a produção independente, além de abordar questões polêmicas como a visão gerencial das novas tecnologias e da pirataria. Confiram clicando aqui.
Foto: Clara Nobre