30 de março de 2011
Veja como foi: I FÓRUM DA UNIVERSIDADE DA CULTURA LIVRE
26 de março de 2011
PALHARIA, PALHAÇO, PALHAÇARIA
A atração ocorre às 17h, na arena do SESC Pelourinho e é GRATUITO!
22 de março de 2011
O Grito Rock começa HOJE!
18 de março de 2011
Maglore, Suinga e Os Barcos, juntos no Groove Bar!
A banda soteropolitana Maglore, certa vez, saiu em um blog sobre música que também citava a banda Os Barcos, de Vitória da Conquista. De lá até aqui, as bandas ficaram amigas e fizeram constantes shows na cidade de Conquista, redendo até mesmo uma turnê em conjunto, pelo nordeste do país.
16 de março de 2011
15 de março de 2011
Cultura Livre Já! - Informativo Quina Cultural
O coletivo Quina Cultural realiza no final do mês de março algumas ações. A primeira delas é o I Fórum da Universidade da Cultura Livre, que acontece em Salvador nos dias 19 e 20, e é realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia e com o apoio da Fundação Cultural e Governo do Estado, contando com a participação do Sr. Secretário da Cultura Prof. Albino Rubin.
A Universidade da Cultura Livre (Unicult) é um consórcio de instituições multilaterais — integrando universidades, coletivos, pontos de cultura, órgãos governamentais e entidades da sociedade civil — orientado ao desenvolvimento de programas de formação continuada na área cultural em todo o Brasil.
No dia 22 de março, como parte da programação do Grito Rock America Latina, o diálogo irá ocorrer dentro do ciclo de palestras realizado na Livraria Cultura, a partir das
Já o dia 24 está reservado (mesmo local e horário) para as bandas, artistas e produtores interessados em conhecer ou se integrar ao Circuito Fora do Eixo. O bate-papo visa apresentar a Rede e mostrar como ela vem se desenvolvendo e fortalecendo com o crescimento do Fora do Eixo Bahia.
As Informações sobre os shows do Grito Rock você encontra no Blog do Quina Cultural
www.quinacultural.com.br
Confira abaixo a programação do Fórum:
(obs: para o Fórum da UNICULT é necessária inscrição)
Para se inscrever clique aqui :
I Fórum da Universidade da Cultura Livre
19 e 20 de Março
O I Fórum da Universidade da Cultura Livre será realizado em Salvador, nos dias 19 e
O fórum é gratuito, organizado pelas universidades e demais entidades envolvidas, sendo considerado como atividade de extensão do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos/UFBA.
Programação:
1. Evento: I FÓRUM DA UNIVERSIDADE DA CULTURA LIVRE
2. Local: Salvador - Conselho Estadual de Cultura – Endereço: Palácio da Aclamação (anexo) Av. Sete de Setembro, 1330, CEP: 40.080-001 Salvador – BA View Larger Map
3. Data: 19 e
4. Organizadores / Participantes: membros fundadores da Unicult, UFBA, UFRJ, RNP, UFRB, Circuito Fora do Eixo, UFSCAR.
5. Programação
DIA
DIA
Maiores Informações :
Cássia Cardoso : cassia@foradoeixo.org.br
Messias Bandeira : messiasbandeira@gmail.com
13 de março de 2011
Grito Rock Salvador - Confiram a programação completa!

Grito Rock Salvador
Crescendo mais a cada ano, o Grito Rock chega a sua nona edição com o impressionante número de 132 cidades realizadoras no ano de 2011, apresentando um crescimento de 65% em relação ao ano anterior e consolidando-se como o maior evento integrado do planeta.
O Festival é uma produção do Circuito Fora do Eixo, filiado à Associação Brasileira de Festivais Independentes – Abrafin. Realizado também com apoio do Toque no Brasil que disponibilizou, mil vagas para bandas e artistas brasileiros e do mundo.
Programação
Quinta - Dia 24.03 - Livraria Cultura
14h <<>> Bate-papo com bandas e produtores locais: Apresentação do Circuito Fora do Eixo
18h <<>> Show do Sertanília
Grátis
Sexta - Dia 25.03 - A partir das 17h - Pça Tereza Batista (Pelourinho)
>> Daganja
>> Versu2
>> Nouve
>> Fall Clássico
>> In.vés
>> Doga Love
>> Vendo 147
>> Acord
>> Incrédula
>> Nute (Alagoinhas - BA)
>> Warcursed (PB)
Domingo - Dia 27.03 - A partir das 17h - Largo Pedro Archanjo (Pelourinho)
>> Quarteto de Cinco
>> Fridha
>> Garboso (Vit. da Conquista - BA)
>> Dad Fucked And The Mad Skunks (AL)
10 de março de 2011
8 de março de 2011
Baixe gratuitamente o EP da @Maglore! (@compactorec)
Compacto.Rec lança em Março a banda baiana Maglore
O compacto.Rec em Março, mês de carnaval lança o primeiro álbum completo da banda Maglore, o grupo tem circulado por boa parte do país e é alvo de boas críticas por onde passa, conquistando também uma legião de fãs. Maglore é a segunda banda Baiana lançada no projeto que contou com a presença dos Barcos em Janeiro provando que a Bahia tem possibilidades artísticas infinitas e de muita qualidade.
O Compacto.Rec
O Compacto.Rec é um projeto de lançamento mensal de álbuns virtuais em rede, com o objetivo de estimular a circulação e distribuição de bandas da cena independente latino americana. O trabalho é uma realização do circuito Fora do Eixo, uma rede de trabalhos colaborativos e os agentes que integram a equipe são oriundos dos mais distintos lugares do país que, através da internet trabalham em conjunto executando toda a pré-produção do Compacto.Rec: uma compilação com músicas, letras, release, fotos, vídeo, banners e avatares, que são divulgados em todos os veículos de comunicação integrados a rede.
Desde 2007 o Compacto vem trazendo lançamentos diversificados em diversos aspectos e principalmente, em estilo musical agrupando um rico acervo cultural que atrai visitantes de todo o Brasil, só em 2009 foram mais de vinte mil downloads no ano. Já passaram pelo site bandas renomadas como Porcas Borboletas, Nevilton, Diego e o Sindicato, o rapper Linha Dura e outros. Em 2010 o projeto expandiu mais uma vez suas fronteiras em Outubro com seu primeiro lançamento internacional o álbum “YYY” da banda Falsos Conejos de Buenso Aires (ARG) além de ter sido recentemente contemplado pela Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet.
A Banda
Em agosto de 2009 nascia o MAGLORE. Conceitualmente, o quarteto faz um rock “tropical”, ou, segundo a crítica (Laboratório Pop/Ricardo Schot): indie rock. De todo modo, não deixa de ser também pop, assumidamente – com um conceito reformulado desse termo tão temido pelas bandas. Isso porque o grupo acredita num novo rumo para a música pop, mas não acredita que ela tenha que ser mal feita, ou presa às fórmulas “cansadas” do mainstream.
O grupo, advindo de Salvador-BA, é formado por Léo Brandão (teclado e guitarras), Nery Leal (baixo), Igor Andrade (bateria) e Teago Oliveira ( Voz e guitarras
.
O Disco
O disco, intitulado “Veroz”, de produção inteiramente independente do grupo. O álbum traz as músicas do trabalho antecessor, o EP de cinco músicas: “Cores do vento”, somados às novas canções que compõe o disco “VEROZ”. É um trabalho heterogêneo, todavia, com a mesma precisão estética entre as músicas.
O acabamento estético de “VEROZ”, inspirado na obra do argentino Diego Gravinese (www.diegogravinese.com), é um reflexo do diversificado conteúdo musical da banda. Fugindo de conceitos, trata-se de um disco de música essencialmente popular. Feito para se cantarolar no chuveiro, nas ruas – e nos shows! – é um conjunto de músicas diferentes entre si, que, contudo, remetem a uma identidade musical própria, seja pelas letras, pelos timbres de guitarra ou pela estrutura das próprias canções. É um disco para se ouvir sem preconceitos, sem rótulos e de peito aberto, sobretudo porque foi feito com sinceridade.
Baixe AQUI o álbum!
Grupo Sertanília (@sertanilia) lança Diário de Bordo sobre a gravação do primeiro CD
O grupo Sertanília de Salvador (BA), um dos contemplados no Edital de Projetos do Conexão vivo, inicia o ano de 2011 em estúdio para gravar seu primeiro CD. Todo o processo de gravação será relatado no portal lançado pelo próprio grupo em: http://www.sertanilia.com.br, no qual todos os integrantes poderão dividir novidades, expectativas e o dia-a-dia da maratona de gravação.
O disco será produzido por Anderson Cunha e parte dele será gravado no Estúdio Attitude em Salvador. Serão 14 faixas, sendo 10 autorais e 4 regravações de artistas que, de alguma forma, influencia a música do grupo - Elomar Figueira Melo, Antônio Nóbrega e Lenine/Paulo César Pinheiro. O convidados já confirmados são: Bule-Bule, Xangai e o Terno de Reis do Riacho da Vaca, do município de Caetité.
Parte do disco, principalmente a percussão, será gravada em Recife (PE), escolha feita pelas inúmeras amizades e pela tradição musical da cidade, que dialoga de forma muito próxima com a música do Sertanília. Convidados pernambucanos participarão do disco, mas por hora, o grupo mantém sigilo sobre os nomes. A direção musical em Recife ficará sob a responsabilidade de Hugo Linns, músico/produtor, que já trabalhou com artistas como Renata Rosa, Wassab, Geraldo Maia e Alessandra Leão. Recentemente alguns integrantes estiveram presentes no evento Porto Musical e aproveitaram a viagem para visitar alguns estúdios para as gravações.
O nome "Sertanília" foi inspirado em um livro do compositor e cantador Elomar Figueira Melo e é, também, uma homenagem ao mesmo; o grupo é composto por Aiace Felix (vocalista), Leilane dos Santos (violoncelo), Anderson Cunha (viola, violões e bandolim), Diogo Flórez (percussão) e Tainnã Chagas (percussão). O Sertanília busca uma sonoridade nova e apresenta a música popular do sertão brasileiro: sambadas, ternos e ladainhas são fonte de inspiração para a sonoridade do grupo.
O CD demo com 6 faixas está disponível para download gratuito em: www.sertanilia.com.br/cdpromocional
CONEXÃO VIVO
Assim como o CD do Sertanília, dezenas de projetos musicais de todo o país fazem parte do Programa Conexão Vivo, que reúne shows, festivais independentes, gravação de CDs e DVDs, produção de videoclipes, programas de rádio, oficinas e seminários que compõem uma rede
nacional e permanente de atividades culturais envolvendo artistas, gestores e produtores culturais, iniciativas públicas e privadas.
O Conexão Vivo realiza ao longo do ano um circuito próprio de eventos onde toda essa diversidade de ações acontece conjuntamente. Além disso, o programa também está presente em muitas das mais importantes iniciativas da cena musical brasileira, seja com o patrocínio de projetos ou parcerias artísticas em eventos de destaque no calendário nacional, e outros festivais independentes.
A construção e articulação de redes culturais nacionais, em diferentes segmentos artísticos, é o foco da Política Cultura da Vivo, que tem no Conexão Vivo uma de suas principais iniciativas. Detalhes sobre as outras linhas de atuação e sobre as formas de participação nos Programas Culturais Vivo estão disponíveis no www.vivo.com.br/cultura. E para saber mais sobre o Conexão Vivo, acesse o portal www.conexaovivo.com.br .