6 de outubro de 2011

NOITE FORA DO EIXO | Rock & Literatura


NOITE FORA DO EIXO | Rock & Literatura
Data: 14 de Outubro de 2011 (Sexta)
Local: The Dubliners Irish Pub - Rio Vermelho, Salvador/Ba
Hora: A partir das 21:00h

Atrações:

- Leonardo PANÇO (Lançando e Autografando seu novo livro “ESPORRO”.

- Irmão Carlos e o Catado

- Pastel De Miolos

- Tronica

+ DJ Luttero

Ingresso: 5,00 – Mulher FREE até as 22horas.
Apoio:
Circuito Fora do Eixo, Quina Cultural, Panela Discos, Brechó Discos e Nova Miron.
Realização: Tenda Alternativa Produções e Eventos.
Informações: 71 9151-0209

Releases:

Leonardo PANÇO:

Em um carnaval sem dinheiro, nem nada pra fazer, coloquei o 486 na penteadeira da minha mãe, tostei sem ar condicionado com os 40 graus do verão carioca e durante quatro dias praticamente escrevi um livro. Saí colocando na telinha as histórias que vi e vivi intensamente no começo dos anos 90 no rock underground do Rio de Janeiro como guitarrista do Soutien Xiita. Tempos de guitarras altas, pessoas peladas, loucuras e muito barulho. 'Esporro', meu terceiro livro, é sobre as esperanças da juventude, cair na estrada, tocar, compor e viver o sonho do rock com alguns amigos.
As fotos foram surgindo das gavetas de várias casas, os fliers e cartazes perderam a poeira e os ácaros e foi todo mundo para o vidro do scanner. De lá para as páginas do livro sob a diagramação e capa de Flávio Flock, que viveu com a mesma intensidade os palcos toscos da cidade como baixista do Poindexter. Ansiedades simples como ver que o cabelo cresceu mais um pouco, que a primeira nota do seu conjunto saiu num fanzine ou, pasmem, no Globo ou na Bizz (ou seria Showbizz?).
Quem viveu o sonho do rock vai se ver nas roubadas do livro, outros vão se lembrar de shows que foram. Você pode estar em qualquer cidade do mundo, mas o rock, os palcos imundos, o equipamento ruim, a cerveja e sentar na calçada de madrugada para esperar o primeiro ônibus, serão sempre iguais.
Quem é Leonardo Panço?
E por que não responder em primeira pessoa? Comecei a tocar em 88, tive algumas bandas até 91, mas acho que começou mais pra valer em 92 com o Soutien Xiita. Foi quando eu comecei a ter alguma vaga noção do que estava fazendo. Gravamos demos e um disco. Depois com o Jason de 97 a 2011, durante 14 anos fiz quase 100 shows no nordeste, mais de 100 na Europa em três turnês gringas, gravei quatro discos, vários lados b, faixas saíram em coletâneas, lancei três discos no exterior, sendo um em LP (uau). Foram vários clipes, centenas de outros shows pelo Brasil até minha saída em janeiro passado.
Fiz fanzines desde 91, colaborei em revistas, jornais, isso mesmo antes de entrar para a faculdade. Oficialmente sou jornalista desde 98, mas já o era muito antes disso. Fundei a Tamborete Entertainment em 97, lancei CDs de muitos artistas, meus três livros, o DVD do Verbase e por aí vai.
Em 2008/2009 passei por um monte de cidades com o lançamento do segundo livro 'Caras dessa idade já não leem manuais'. Nessa época o lêem ainda usava chapéuzinho. É muito comum nos Estados Unidos os escritores fazerem turnês promocionais. Mestres do punk rock como Jello Biafra, Henry Rollins e Michael Board fazem. Resolvi fazer também. E agora no final de 2011 inicio minha segunda gira de lançamento, agora do 'Esporro'. E desta vez não lanço o livro sozinho. Comigo o selo Subfolk de João Pessoa e o selo Bons Costumes da Editora Jovens Escribas, de Natal. Lindo demais. Parcerias, energias conjuntas, muitas datas, esforços concomitantes.
Nos vemos em alguma cidade ainda este ano ou em 2012, afinal o Brasil é bem grande e a viagem não termina agora.

www.youtube.com/jasonoficial - aqui tem vários vídeos e clipes do jason, a banda onde toquei por 14 anos.
vimeo.com/esporro90rj - teaser do livro novo

Irmão Carlos é o responsável e idealizador evento “Faustão falando sozinho” que acontece há 8 anos e conta com grupos musicais da cidade, convidados pelos anfitriões IRMÃO CARLOS E O CATADO, além de intervenções artísticas, muitas vezes inesperadas, de poetas, artistas plásticos, performances circenses, atraindo um público bastante eclético, desde os "coroas" e crianças do bairro, ao público alternativo e pesquisadores da música independente baiana. No palco, uma decoração confeccionada com material reutilizado, por Klaus Shuenemann, dá o clima da festa, no fundo uma TV de cabeça pra baixo, ligada nos programas do velho domingão, é que dá nome ao projeto, é justamente a base desse show que será apresentado nesse show.

• Tronica:

A banda Tronica foi formada em Salvador-BA, em 2008, pelos irmãos Thiago Jende (bateria) e Jamil Jende (guitarra), além de João Marques (vocal e baixo). As influências dos integrantes da banda funcionam como pedaços de uma engrenagem que dão vida às composições da Tronica. O nome da banda foi inspirado pelo amplificador Valvetronix, muito utilizado nos anos 60 e 70 e que tem como características as timbragens clássicas, remetidas através de válvulas, nas décadas de ouro do rock.
A banda possui um trabalho autoral e, após dois anos de estrada, o powertrio gerou o seu primeiro fruto, o EP intitulado Lumiar. As 5 faixas desse EP definem bem o som da Tronica: um som orgânico e pulsante, marcado por uma pegada retrô com elementos do rock contemporâneo.

.Tronica é:
João Marque - Voz/Baixo
Jamil Jende - Guitarra/Backing
Thiago Jende - Bateria
http://www.bandatronica.com.br/

• Pastel De Miolos:

Banda de punk rock de Lauro de Freitas/BA com mais 15 anos de estrada e que "Adota a simplicidade para acertar suas pedradas nas vidraças imundas de uma sociedade que se esconde em modismo!".
A banda passou essess anos tocando junto e durante todo esse tempo conseguiu manter a coerência no som, nas atitudes que interessam e na forma de fazer música, sem firulas ou modismos.
E para celebrar uma década e meia de vida, em 2010 lançaram o CD “Da escravidão Ao Salário Mínimo”, disco conceitual, que fecha um ciclo da trilogia iniciada em 2007 com o lançamento do EP “Ruas”, e em 2009 com o álbum “Ciranda”, este último lançado exclusivamente no formato virtual, tendo atingido mais de 4 mil downloads e eleito o 4º melhor disco baiano de 2009.

PDM é:
Allisson Lima - Voz/Guitarra
Alex Costa - Baixo
Wilson Santana - Bateria
http://www.myspace.com/pasteldemiolos

Nenhum comentário:

Postar um comentário