5 de dezembro de 2009

Coletivo Quina Cultural

Juntar pessoas com afinidades, para produzir algo em comum, é uma ideia que vem sendo praticada por diversos grupos em todo o país. Essa forma de trabalhar além de facilitar todas as fases da cadeia produtiva ainda amplia a possibilidade de trabalhos quando se soma experiências individuais de seus participantes que incorporam a proposta do coletivo, suas experiências e idéias individuais em prol de um objetivo comum.

O coletivo Quina Cultural surgiu da necessidade de três experientes produtores, Cássia Cardoso, Rogério Brito e Theo filho, de fomentar cultura para fortalecer o cenário da musica independente local e do país através de projetos e festivais que promovam intercâmbio entre Salvador, cidades do interior e diversos estados do país.

Hoje a Quina Cultural é responsável por 2 festivais: Bigbands e Vanguarda e, recentemente, durante o Fórum de Música, Mercado e Tecnologia, foi convidado a ser Ponto Fora do Eixo da Bahia, colocando assim, a Bahia dentro do Circuito Fora do Eixo , uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões Centro-Oeste, Norte e Sul no final de 2005 e hoje já está ampliado para diversas regiões do país.

O Circuito Fora do Eixo é um movimento que tem como objetivo a circulação da cultura alternativa e dos produtos derivados da cena independente, além do intercâmbio de festivais realizados em todas as localidades que estão fora do grande eixo. É o início da ruína do monopólio da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário