13 de dezembro de 2009

Lançamento oficial do Coletivo Quina Cultural e Tour Fora do Eixo (NE)

No dia 15 de Dezembro acontecerá na Boomerangue o lançamento oficial do Coletivo Quina Cultural, composto pelos produtores Cássia Cardoso, Theo Filho e Rogério Brito e para esse lançamento a Quina Cultural, trará pra Salvador três bandas do Circuito Fora do Eixo em tour pelo Nordeste: Macaco Bong, Porcas Borboletas e Burro Morto, além da banda local Os Irmãos da Bailarina.

Local: Boomerangue
Horário: 20h
Ingresso: R$ 5,00

Tour Fora do Eixo NE
Em 2009, o Circuito Fora do Eixo (CFE) cresceu pela região Nordeste. Recém-criados em algumas capitais e no interior, novos coletivos da rede – a exemplo do Natora (Campina Grande – PB), Popfuzz (Maceió – AL) e Quina Cultural (BA) – aparecem e agora se integram com os já estabelecidos na primeira turnê Fora do Eixo. De 8 a 15 de Dezembro, exatamente durante uma semana, as bandas Burro Morto (PB), Porcas Borboletas (MG) e Macaco Bong (MT) percorrem a faixa litorânea que vai de Fortaleza (CE) a Salvador (BA), passando por todas as capitais do trecho e Campina Grande (PB).

Confira as datas da turnê pelo Nordeste :

10 – Recife (PE) – Feira Música Brasil. O Macaco toca na programação oficial do evento e as outras duas bandas tocam no Circuito OFF Feira, do Conexão Vivo
11 – João Pessoa (PB) – Espaço Mundo
12 – Campina Grande (PB) – Bronx Pub
13 – Maceió (AL) – The Jungle
14 – Aracaju (SE) – Rua da Cultura
15 – Salvador (BA) – Boomerangue

A ação dá uma idéia da dimensão que tem tomado a Agência Fora do Eixo de bandas - novo projeto do Circuito como explica Gabriel Cardoso (Lumo Coletivo/FE NE), “A intenção é usar da representatividade dessas bandas para ajudar na solidificação dessa rota”, que está sendo esquematizada para ser solidificada também nas outras regionais."

Macaco Bong (MT)
| myspace.com/macacobong

Macaco Bong é um power trio de Cuiabá (MT), nascido em 2004. A banda é um dos programas do Instituto Cultural Espaço Cubo, e baseia-se na desconstrução dos arranjos da música popular em seus formatos convencionais e aliada à linguagem das harmonias tradicionais da música brasileira com jazz/fusion/pop e etc. Já circulou os principais festivais de música do Brasil (além de Argentina e Canadá), e teve seu cd Artista Igual Pedreiro eleito o melhor de 2008 pela revista Rolling Stone Brasil e lançado na Argentina pelo selo Scatter Records.
Baseado na desconstrução dos arranjos da música popular em seus formatos convencionais e aliada à linguagem das harmonias tradicionais da música brasileira com jazz/fusion/pop e etc, o Macaco Bong busca nunca concretizar rótulos relativos às variedades nas vertentes dos gêneros musicais em suas composições. Tudo isso aplicado tanto na estética quanto no conteúdo do rock’n’roll.


Porcas Borboletas (MG) | myspace.com/porcasborboletas

O Porcas Borboletas vem se consolidando como uma das principais bandas do novo cenário da música independente no Brasil, surpreendendo público e crítica com sua proposta inventiva e irreverente.
Vindo de Uberlândia-MG, o grupo já passou por vários dos principais festivais independentes de todas as regiões do Brasil, foi um dos 50 selecionados pelo programa Rumos Música Itaú Cultural 2007-2009, dividiu o palco com Arnaldo Antunes (parceiro em uma de suas composições), e compôs a música-tema do filme Nome Próprio (melhor filme Festival de Gramado, de Murilo Salles, com Leandra Leal, baseado na obra de Clarah Averbuck), dentre outros feitos.
A banda lançou o CD “Um Carinho com os Dentes” (2005), produzido por Alfredo Bello, que traz alguns “hits” do circuito independente, como “Cerveja” e “Lembrancinha”.
O segundo disco está em fase de pré-produção, e será lançado no início de 2009 com patrocínio da Vivo por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Burro Morto (PB) | myspace.com/burromorto

O Burro Morto surgiu mutilado, teve seus retalhos re-costurados e agora percorre os caminhos sonoros atento às cores e nuances. Respira groove, enche os pulmões de psicodelia, entorta os compassos e regurgita melodias inusitadas.
A inspiração vem do sangue que passeia pelas veias negras da terra antiga, que sai de Lagos, passa pelas dunas de areia escaldante, chega a Addis Ababa, escorre pelos ouvidos jazzistas no norte, desce ao estômago do deep funk e deságua novamente no terceiro mundo. É África-Brasil, via o jazzy groove gringo.
Esse emaranhado de cabos, filtros, delays, climas, cinismo e subversão é manipulado por cinco mentes ácidas: Haley (microkorg, escaleta, orgão), Daniel Ennes Jesi (contrabaixo), Ruy José (bateria) e Léo Marinho (guitarra). Nos idos de 2007 lançaram um EP, Pousada bar, tv e vídeo, com o qual conquistaram almas e mentes worldwide.
Em 2008, o grupo finalizou seu segundo EP, “Varadouro”, lançado digitalmente pelo selo californiano One Cell Records. Através da excelente repercussão do EP, o Burro Morto realizou uma bem sucedida turnê em São Paulo, tocando em casas como CB Bar, Studio SP, Berlin e Bleeckers Street, além de ter participado do projeto “Agulha, bolachão e microfone”, no Sesc Pompéia. Participou também da Feira da Música, em Fortaleza – CE, e do festival Coquetel Molotov, em Recife, um dos festivais mais renomados da cena independente. Fechando o ano, participou do Festival Universo Paralello, na Bahia. Uma de suas músicas integrou uma coletânea lançada pela Revista +Soma, a “+Soma Amplifica”, a qual teve tiragem de 10.000 cópias e foi distribuída gratuitamente em diversas capitais do país. Recentemente, o Burro Morto teve o projeto de produção do seu primeiro álbum aprovado pelo Pixinguinha, programa cultural da Funarte e Ministério da Cultura, que será executado em 2009.

Os Irmãos da Bailarina (BA) | myspace.com/osirmaosdabailarina

Os Irmãos da Bailarina é uma banda de rock baiana que prima pela veia autoral e singular de suas composições. Com quase três anos de formação, tendo uma movimentada agenda de shows e estando presente em iniciativas de destaque da cena cultural da cidade, o grupo é composto por Theo Filho (vocal), Ricardo Rilo (guitarra), Tom Sá (baixo) e Mark Mesquita (bateria). Em um universo de diversas influências, eles produzem um som fundamentalmente denso, unindo a intensidade do instrumental pesado a um vocal grave e seguro, com letras poéticas e bem elaboradas. Em agosto passado, o quarteto fez o lançamento virtual do seu primeiro álbum, Ponta (independente), com produção de andré t e co-produção da própria banda, que está disponível para download gratuito – e de onde já saiu um videoclipe, O perigo da ansiedade. Até o fim do ano, virão os CDs físicos, a serem apresentados ao público num show oficial de lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário