8 de novembro de 2010

Hoje É Dia de Esquina no Pelô!


Nesta quinta-feira as esquinas do Pelourinho serão tomadas por 8 performances artísticas simultâneas, acompanhadas por ações de conscientização. Este é o projeto Hoje É Dia de Esquina no Pelô, uma representação culturalmente rica de como é possível fazer uso do espaço público para o convívio saudável, prazeroso, útil e atuante dos cidadão. 

Com apoio cultural do Pelourinho Cultural / IPAC, a iniciativa vai transformar, durante esta hora e meia, a atmosfera do local, utilizando a arte como instrumento de mobilização na busca conjunta por melhor qualidade de vida. 

Na lista das atrações que participam deste verdadeiro presente a Salvador, estão diferentes linguagens de arte: o trabalho circense do grupo Malabares & Cia, e muita música ao vivo, com Luizinho Assis, Julio Caldas, a dupla Dois em Um e as bandas Vendo 147, Barlavento, Pirigulino Babilake e o Clube de Patifes (Feira de Santana). 

As apresentações serão no chão, nas charmosas esquinas do Centro Histórico, em um espaço delimitado apenas por iluminação especial. Tudo será absolutamente aberto ao público, para quem quiser prestigiar e participar. Então, é chegar, se encostar e ficar na dúvida de a qual show assistir.

Sobre o projeto

O projeto Hoje é dia de Esquina no Pelô é uma extenção do Hoje é dia de Esquina! Para Humanizar a Cidade, que aconteceu na Avenida Manoel Dias da Silva em 2009, e que tem como objetivo chamar a população para ver a cidade com outros olhos e motivar a comunidade soteropolitana a refletir a respeito da necessidade de haver uma atitude cidadã, consciente e crítica em relação às diversas maneiras de recuperar e conservar os espaços públicos como áreas de lazer, integração e produção cultural. 

Neste sentido, abre o olhar dos habitantes para as ruas, os outros, a paisagem urbana, tudo aquilo que muitas vezes passa despercebido no dia-a-dia de pressa e automatismo. Portanto, seu argumento é a reflexão para o desenvolvimento de uma cidadania responsável, participativa e fraterna. Mantendo a coerência de sua proposta, a potência sonora dos espetáculos será controlada, suficiente e limitada à extensão da esquina em que estarão sendo realizados, não impondo sua presença de forma autoritária.

O Hoje É Dia de Esquina! está diretamente ligada à ideia do Hoje É Noite de Rua, realizado no Rio de Janeiro, por iniciativa do espetáculo Bonitos e Paranóicos, do multiartista Freddy Ribeiro e da banda qinho e os caras (sic). Assim, consolida-se a intenção de integrar Salvador a um movimento que pretende tornar-se nacional, de re-humanização dos centros urbanos.


---- UPDATE ----

Por motivo de força maior a Dupla @doisemum não poderá participar do projeto e será substituída pelo grupo DuoSense.


SERVIÇO
O quê: Hoje É Dia de Esquina no Pelô
Quem: 8 performances artísticas em apresentação simultânea - Julio Caldas, Dois em Um, DuoSense, Luizinho Assis, Barlavento – Música, Vendo 147, Clube de Patifes ( Feira de Santana ), Malabares & Cia Grupo de Circo, Pirigulino Babilake
Quando: 11/11/2010 (quinta-feira )
Horário: 19h30 às 21h00
Onde: Esquinas do Pelourinho
Quanto: Gratuito

Um comentário: