27 de janeiro de 2010

Noise e Grito Rock Salvador



Salvador mais uma vez será palco do Grito Rock América do Sul, o maior festival integrado independente do planeta. Em 2010 acontecerá entre os dias 22 de janeiro e 27 de fevereiro em mais de 50 cidades da América do Sul.

O Grito Rock em Salvador será integrado ao Noise, um evento multicultural que chega a sua quinta edição em grande estilo. A programação dos 2 eventos se mesclaram e a curadoria foi feita em conjunto entre o Noise e o Coletivo Quina Cultural, ponto Fora do Eixo em Salvador e responsável pela realização do Grito Rock local.

Através do Toque no Brasil e em parceria com o Circuito Fora do Eixo, Salvador irá receber pela primeira vez a banda instrumental acreana Caldo de Piaba, que irá se juntar as locais Os Irmãos da Bailarina, Você me Excita, Maglore e Vendo 147

Como é de praxe no Noise ainda estarão presentes no evento, outras manifestações artísticas, seja através de stands (tatuagem, moda, artesanato etc.) ou de intervenções (teatro, poesia, vídeos etc.). Destaque também para a Banquinha Fora do Eixo, onde o público poderá encontrar material de diversas bandas que participam do Circuito Fora do Eixo, que é representado aqui na Bahia pelo Coletivo Quina Cultural, A discotecagem durante a festa fica por conta do DJ Big Bross.

O Noise / Grito Rock acontecerá na casa de shows Boomerangue (Rio Vermelho), no dia 07 de fevereiro, domingo, a partir das 17 horas. A entrada é gratuita e a classificação etária é 18 anos.

SERVIÇO

O quê: Noise / O “Grito do Rock – América Latina” em Salvador;

Quando: 07 de fevereiro de 2010, domingo, às 17 horas;

Quem: as bandas Os Irmãos da Bailarina, Maglore, Vendo 147, Caldo de Piaba (Acre) + intervenções artísticas + stands de diversos segmentos de arte + DJ Big Bross;

Onde: Boomerangue (Rua da Paciência, Rio Vermelho, Salvador – Bahia)

Quanto: entrada gratuita

Classificação etária: 18 anos

SOBRE O GRITO O ROCK – AMÉRICA DO SUL

O festival Grito Rock começou em 2003 na cidade de Cuiabá (MT) e, desde então, não parou de se expandir, principalmente após sua articulação através do Circuito Fora do Eixo. Em 2010, o Grito Rock acontecerá entre os dias 22 de janeiro e 27 de fevereiro, em mais de 50 cidades da América do Sul. A produção deve envolver cerca de 500 bandas, sem contar produtores e jornalistas atuantes no setor. A proposta tem como meta fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da música independente brasileira, estimulando a circulação destes agentes, assim como estreitar as conexões na rede de contatos do Circuito Fora do Eixo em todo o país.

SOBRE O CIRCUITO FORA DO EIXO

O Circuito Fora do Eixo (FDE) é uma rede de trabalhos colaborativa pautada pelos princípios da Economia Solidária, formada por produtores culturais e artistas espalhados por todo o Brasil. Hoje, existem 43 pontos Fora do Eixo em todo o Brasil, distribuídos por 18 estados do país, sendo que existe pelo menos um coletivo em cada uma das 17 capitais.

SOBRE O COLETIVO QUINA CULTURAL

O Quina Cultural surgiu da necessidade de três experientes produtores, Cássia Cardoso, Rogério Brito e Theo filho, de fomentar cultura para fortalecer o cenário da música independente local e do país através de projetos e festivais que promovam intercâmbio entre Salvador, cidades do interior e diversos estados do país. Hoje, a Quina Cultural é responsável por dois festivais: BigBands e Vanguarda e, recentemente, durante o Fórum de Música, Mercado e Tecnologia, foi convidado a ser Ponto Fora do Eixo da Bahia, colocando assim, a Bahia dentro do Circuito Fora do Eixo , uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões Centro-Oeste, Norte e Sul no final de 2005 e hoje já está ampliado para diversas regiões do país.

SOBRE A BANDA – OS IRMÃOS DA BAILARINA (BA)

A banda baiana Os Irmãos da Bailarina possui cerca de quatro anos de estrada. Lançou, recentemente, seu primeiro CD, Ponta, que contou com a produção musical de andré t. e com a participação da cantora Nancy Viégas e do músico Saulo Gama. Desse trabalho, saiu o clipe “O Perigo da Ansiedade”, sob direção de Sarah Albagli e João Guerra. Os Irmãos da Bailarina já esteve presente nos principais festivais independentes de Salvador (Big Bands, BoomBahia e Palco do Rock), além de ter feito shows no interior da Bahia e em outros estados, como por exemplo na noite Abrafin/Fora do Eixo no Porto Musical, em Recife (PE).

SOBRE A BANDA – VOCÊ ME EXCITA (BA)

A banda Você me Excita, recém nascida no cenário alternativo baiano, segue a linha musical de ícones dos anos 2000, como Franz Ferdinand, Arctic Monkeys e Foals, com a proposta de misturar guitarras frenéticas, efeitos com uma pitada de disco, uma linha de baixo presente do início ao fim e uma bateria dançante e com swing, passando por todos os elementos da música experimental e instrumental brasileira até o mais fiel som dos pubs londrinos.

SOBRE A BANDA – MAGLORE (BA)

Formada em meados de 2009, a Maglore já se tornou um dos destaques do cenário musical da Bahia. Venceu o concurso Desafio das Bandas, ganhando como prêmio uma apresentação no Pelourinho, com cachê no valor de R$2 mil reais, e acaba de voltar com o terceiro lugar no festival nacional de música universitária, o Fun Music, em São Paulo. Representando o rock baiano com muito talento, o grupo era o único na disputa fora da região Sudeste e voltou com R$6 mil reais no bolso, que serão investidos em equipamentos para melhorar o já competente som da banda.

SOBRE A BANDA – CALDO DE PIABA (AC)

Formado no Acre no final de 2008, o Caldo é um projeto idealizado por amigos que tem em comum o gosto pela mistura de ritmos e a vontade de experimentar com a música instrumental. Além das composições próprias, são apresentadas releituras de canções populares. Na sonoridade da banda, quem conduz a melodia é a guitarra (como na lambada e na guitarrada paraense) que se encontra com a bateria e o baixo inspirados no funk, no ska e no samba-rock. Em um ano de trajetória, a banda já rodou o interior do Acre a bordo de uma Kombi levando seu show para praças e coretos. Se apresentou também em festivais independentes como o Varadouro e Grito Rock (Rio Branco-AC) e Calango (Cuiabá-MT).

SOBRE A BANDA – VENDO 147 (BA)

A Vendo 147 consegue o que parecia impossível: ser relevante, sem vocalista, na terra do Retrofoguetes. O espanto vem do impacto ao vivo, com duas baterias siamesas destruindo tudo. É rock sem firulas, com um repertório que vai do surf ao skate nos nomes e referências visuais. Vai se acostumando ai com a música deles – e das outras três bandas acima – que elas vão aparecer na grande maioria da programação dos festivais. Possivelmente até mais que isso. (Por Bruno Nogueira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário