22 de janeiro de 2010

Tour NE Fora do Eixo por Luciano Matos

Tour Nordeste Fora do Eixo

macacobong_tourAs bandas Macaco Bong, Porcas B orboletas e Burro Morto se jogaram na estrada em uma turnê pelo Nordeste que mostrou ser viável o circuito de shows pela região. O que precisa é que iniciativas como essa do Circuito Fora do Eixo deixem de ser exceção e passem a ser regra. É um caminho…

Alguns artistas têm se reunido através de coletivos espalhos pelo Brasil e buscado alternativas através deles. Em dezembro passado, algumas bandas de rock de estados diferentes se juntaram para um caminho que não é para todos, mas que abre boas possibilidades e resultados interessantes. A Tour Nordeste Fora do Eixo , como o nome já indica, mobilizou shows pos cidades nordestinas através do trabalho de alguns destes coletivos. O resultado mostrou que é possível e viável viabiizar uma agenda de shows passando por cidade nordestinas.

Nessa primeira tour, as bandas Macaco Bong (MT), Porcas Borboletas (MG) e Burro Morto (PB), mais técnicos de som, 2 roadies e uma jornalista cobrindo tudo e disponibilizando na internet, num total de 19 pessoas, se enfiaram dentro de um micro-ônibus alugado, munidos de instrumentos, equipamentos para registro e a vontade de fazer algo bacana. Resultado sete dias de shows e a certeza que é um caminho real. Evidente que não para todos. Foram sete apresentações de terça a terça, começando por um show vazio em Fortaleza e por casa lotada em Salvador.

Se o resultado ainda não foi lucrativo financeiramente, com as forças dos coletivos viabilizando os shows em cada cidade e do Circuito Fora do Eixo bancando a estrutura para a turnê, a iniciativa foi positiva para bandas e para as cenas locais. As bandas tiveram uma oportunidade inédita de realizar shows em cidades que mal conhecem seus trabalhos, logo uma ótima a chance de se tornar mais conhecidos e conquistar público e, em consequência, poder viabilizar um retorno. Uma lógica simples. Que funciona também para as cenas das cidades que receberam as turnês, que, sempre incluindo bandas locais, tiveram a programação agitada com novidades, bandas novas circulando, público ganhando oportunidade de ouvir alguns destaques do cenário nacional e por ai vai. Um investimento bem sucedido, que não deu dinheiro como lucro (também não se perdeu), mas um retorno para todos os envolvidos, bandas, coletivos e público.

Casa lotada

Em Salvador, o show aconteceu em plena terça-feira. Um bom público compareceu ao evento, que marcava o lançamento do coletivo Quina Cultural, integrante do Fora do Eixo. Não podia ser melhor: uma banda local. Os Irmãos da Bailarina, que vem crescendo e se firmando, com um rock que muitas vezes soa estranho para o que é feito no gênero atualmente. A banda está cada vez melhor com seu som que parece mesclar stoned rock com pós punk oitentista. Entre as bandas que vinham na turnê estavam duas bandas instrumentais, a paraibana Burro Morto, com seu rock cheio de guitarras e influência de jazz e afrobeat, e a já meio consagrada no circuito, Macaco Bong, com seu rock nervoso, cheio de quebradas, com pitadas de jazz fusion. Ambas com bons shows, como já vem provando em festivais Brasil afora. Mas quem roubou a cena foi a mineira Porcas Borboletas. Com uma presença de palco arrasadora, em que dois vocalistas branquelas meio estranhos se revezavam entre cantar, fazer danças esquisitas e interpretar alucinadamente as letras, enquanto um percussionista gigante, negro e insano detonava pratos e instrumentos, a banda mostrou porque é uma das apostas para 2010, deixando o público estupefato com sua música desconcertante e poesia direta. Música brasileira inquietante, vanguardista, com peso rock e cheiro de Arrigo Barnabé e Patife Band.

Leia mais no blog que acompanhou a turnê e veja as fotos

Tour Nordeste Fora do Eixo

08/12 – Fortaleza (80 pesoas)
09/12 – Natal – Sgt Peppers,(150 pessoas)
10/12 – Recife (PE) – Feira Música Brasil. O Macaco toca na programação oficial do evento e as outras duas bandas tocam no Circuito OFF Feira, do Conexão Vivo.
11/12 – João Pessoa (PB) – Espaço Mundo (recorde de público do espaço)
12/12 – Campina Grande (PB) – Bronx Pub (casa lotada)
13/12 – Maceió (AL) – The Jungle (casa lotada)
14/12 – Aracaju (SE) – Rua da Cultura (praça lotada)
15/12 – Salvador (BA) – Boomerangue (casa lotada – 337 pessoas)

Tags:, , ,


Nenhum comentário:

Postar um comentário