20 de setembro de 2010

Quina Cultural presente na Semana de Integração (Rede Motiva) em Feira de Santana


Na última quinta-feira, 16 de setembro, na Semana de IntegraçãoRede Motiva em Feira de Santana, representantes da cadeia produtiva da música de Salvador e Feira discutiram sobre trabalho em redes, institucionalização de grupos informais, sustentabilidade, mercado, linhas de crédito voltadas ao setor cultural, leis de incentivo e novas perspectivas de trabalho. 
Estavam presentes produtores e músicos locais, como: Analu Franca (CUFA - Itapoan), Cássia Cardoso (Quina Cultural), Eric Taller (Ginga P), Fernando Teixeira (IMA), Laura Dantas (MIC) e Lorena Coelho (SECULT).

Cássia Cardoso explanou sobre sua experiência com coletividade, pois sempre trabalhou com grandes parceiros em outros Festivais, mas não se assumia oficialmente como coletivo, até que em 2009, no Festival Bigbands, nasce o Coletivo Quina Cultural, que então recebe o convite de Pablo Capilé (vice presidente da ABRAFIN e um dos principais articuladores da cena alternativa nacional) para se integrar ao Fora do Eixo (FDE) - uma rede nacional de coletivos  com 50 pontos já formalizados espalhados pelo país. 

O FDE trabalha com a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos em suas rotas de forma organizada em estâncias nacionais, regionais, estaduais e pontos municipais, realizando reuniões quinzenais pelo menos com um representante de cada coletivo, atualizando-se sobre as atividades paralelas dos coletivos e o planejamento de ações nacionais e regionais.

Na Bahia, o Quina Cultural é o Ponto referência estadual. Em Vitória da Conquista o Suiça Bahiana foi o segundo Ponto FDE da rede e, em breve, o Feira Coletivo será mais um a integrar esse time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário