31 de outubro de 2010

Quina Cultural traz Turnê Fora do Eixo para Salvador

Falsos Conejos | Foto: Leandro Brandy
O coletivo Quina Cultural, como Ponto de articulação da rede Fora do Eixo, traz à capital baiana a banda Falsos Conejos, eleita como um dos dez melhores shows, pela imprensa musical independente de Buenos Aires. A apresentação conta também com a pernambucana A Banda de Joseph Tourton, e a baiana TenTrio, já prestigiadas pelo público baiano.

Os shows ocorrerão no dia 7 de novembro e serão realizados no Espaço Cultural Dona Neuza, localizado no bairro do Imbuí, visando assim subverter o circuito de produções ocorridas na cidade, geralmente tendo como opções sempre os mesmos locais, como o Rio Vermelho, por exemplo. As bandas se apresentarão em Salvador após seguir, durante o mês de outubro, por algumas regiões do Sudeste e por festivais importantes, como o Jambolada, em Uberlândia (MG), DoSol, em Natal (RN) e Festival Mundo, em João Pessoa (PB). Trata-se da maior turnê que a rede Fora do Eixo já produziu, com 34 datas em 43 dias, passando por dez estados, e assim promovendo a circulação da produção independente nacional e internacional. 

Turnê instrumental 

O trio Falsos Conejos compõe rock experimental e psicodélico desde 2006, com influências de post e math-rock. No ano passado, o show dos Conejos foi eleito um dos dez melhores pela imprensa musical independente de Buenos Aires. Na tour, a banda apresenta “YYY”, disco recém-lançado no início de outubro, através do Compacto REC - projeto mensal de distribuição virtual de músicas, produzido colaborativamente pela Fora do Eixo Distro. 

Joseph Tourton | Foto: Flora Pimentel
Ao lado dos argentinos, quem se apresenta são os recifenses A Banda de Joseph Tourton e a baiana TenTrio. Fundindo jazz, rock, guitarras distorcidas, música brasileira e toques eletrônicos. A Banda de Joseph Tourton também divulga um disco recente, de título homônimo, lançado mês passado, através do programa Petrobrás Cultural. O disco conta com a produção de Felipe S. e Marcelo Machado, do Mombojó, e foi masterizado na Inglaterra.

Já a TenTrio é um Power Trio (guitarra, baixo e bateria) de música instrumental que sofre influências de Tortoise, Trans AM e Dub Trio, buscando uma harmonia com o rock clássico do Led Zeppelin e o prog-rock do King Crimson, possuindo também umas pitadas do pop tropical do d‘A Cor do Som. Nascida em 2008 aqui em Salvador, a banda é formada por Eduardo Cesar (guitarra), Thiago Jende (bateria) e Marcus Rehm (baixo). 

Sobre o Fora do Eixo e suas turnês

O Circuito Fora do Eixo consiste em uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões Centro-Oeste, Norte e Sul, no final de 2005, e que atualmente está ampliada para diversas regiões do país. Na Bahia seu Ponto articulador Estadual é o coletivo Quina Cultura em Salvadorl, que recentemente produziu a terceira edição do Festival Bigbands. 

O projeto de organização de turnês teve início em dezembro de 2009, quando começou a fazer parte do planejamento do Fora do Eixo . No decorrer do ano, conseguiu-se firmar como um dos principais projetos de circulação e viabilização de rotas integradas de shows, reunindo diversos produtores, comunicadores, casas de shows, coletivos e artistas.

Mais de 40 cidades já receberam as turnês e aproximadamente 15 bandas já participaram do projeto. “Acho fundamental que as regiões integrem-se cada vez mais, que as rotas se tornem ainda mais viáveis e sustentáveis, que o músico brasileiro tenha oportunidade de fato de formar público no país inteiro”, comenta Gabriel Cardoso do Lumo Coletivo, um dos responsáveis pela rota nordestina.

SERVIÇO 
O quê: Turnê Fora do Eixo com Falsos Conejos, A Banda de Joseph Tourton e TenTrio
Quando: 7 /11/10  (domingo) - Horário :17:00h
Onde: Espaço Cultural Dona Neuza - Conj Marback, Setor 2 - Cep 41710090
Quanto: Entrada Franca
Classificação etária: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário